Cultura

Bibliotecas públicas promovem caça ao tesouro, RPG e jogos de tabuleiro em setembro

Drops recebeu informações do governo Ricardo Nunes, da prefeitura de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove em setembro um mês de descobertas, diversão e muita interação nas bibliotecas públicas municipais. A programação reúne encontros de videogames, boardgames, cartas, além de gamão e pingue-pongue, em atividades gratuitas para todos os públicos, de crianças a veteranos.

Leia também:

Na Biblioteca Padre José de Anchieta, em Perus, um dos destaques da agenda é a “Caça ao Tesouro Histórica”, marcada para os dias 23 e 30 de setembroàs 10h e às 14h. A atividade convida estudantes a explorarem a biblioteca e o Centro de Memória em busca de pistas que revelam, de forma divertida, a história do bairro. Ao final, cada participante recebe como prêmio um livreto de colorir exclusivo com imagens da memória de Perus. Também por lá, no dia 20 de setembroàs 13h, o grupo interno da biblioteca “Bora Jogar Perus” promove uma tarde inteira dedicada aos jogos de tabuleiro modernos. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e até os mais experientes podem experimentar diversos títulos em uma atividade livre e sem limite de público.

Ainda na Padre José de Anchieta, o Centro de Memória Queixadasgrupo de pesquisa vinculado ao equipamento e que busca valorizar o patrimônio histórico do bairro, apresenta um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo próprio Centro: “Perus no Tabuleiro da Memória”, criado com recursos do 7º Fomento à Cultura da Periferia. Inspirado nos conceitos de memória coletiva e pertencimento, o jogo transporta os participantes por uma jornada que retrata as transformações do bairro, estimulando reflexões sobre o território e reforçando os vínculos afetivos e identitários com a comunidade.

Na Biblioteca Menotti Del Picchiatodos os sábados são reservados para o “RPG Mutirão Imaginário”, conduzido por Breno Alves, das 11h às 14h. Voltado para maiores de 11 anos, o encontro estimula a imaginação por meio de narrativas fantásticas que combinam estratégia, raciocínio e trabalho em equipe.

Biblioteca Helena Silveira abre suas mesas ao público de terça a sexta-feiradas 9h às 18h, e aos sábadosdas 10h às 14h, com a atividade “Jogos Livres – Tabuleiros e Cartas”. O espaço fica disponível para quem quiser se reunir, jogar e socializar em qualquer horário de funcionamento.

Na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, a tradição tem vez com a Oficina de Gamão, conduzida pelo mestre Nadin Jorge Arbex. Todas as quintas-feirasàs 14h, veteranos e iniciantes se encontram para duas horas de aprendizado e rodadas do clássico jogo de tabuleiro, em uma atividade aberta e acolhedora para todas as idades. Ainda na Alceu, o coletivo “Joga n’ Alceu” promove encontros mensais que reúnem apaixonados por RPG e boardgames em um dia inteiro de atividades. A última edição aconteceu em 13 de setembro.

Jogos e Bibliotecas: uma conexão de tempos

Além da programação organizada pelas bibliotecas, jogos de tabuleiro, cartas e consoles de videogames fazem parte dos acervos e materiais disponíveis nas mais de 40 bibliotecas de bairro administradas pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

Nas dependências, além dos milhares de livros para consulta e empréstimo, os frequentadores encontram mesas de xadrez, damas, baralho e outros jogos livres para partidas entre amigos e desconhecidos, além de espaços com televisão e videogames. Títulos como “Detetive”, “Perfil”, “Imagem e Ação”, “Banco Imobiliário”, “Jogo da Memória”, “Ludo” e “Cara a Cara” podem ser solicitados na recepção.

Entre os equipamentos que oferecem destaque nessa área estão, além da Padre José de Anchieta, Menotti Del Picchia, Alceu Amoroso Lima e Helena Silveira, as bibliotecas Roberto SantosAmadeu AmaralSylvia OrthofPaulo Duarte e Hans Christian Andersen, o Ponto de Leitura Chácara do Jockey e o Bosque de Leitura Parque Ibirapuera.

Biblioteca Jayme Cortez, dentro do Centro Cultural da Juventude, conta ainda com mesa de pingue-ponguepebolim e futebol de botão, sendo referência para quem procura encontros de RPG como “Dungeons & Dragons” (5ª edição), “Tales From the Loop” e “Vampiro: A Máscara” (5ª edição). Já bibliotecas como a Anne Frank e a José Paulo Paes (no Centro Cultural Penha) oferecem jogos eletrônicos no PlayStation 4, incluindo “FIFA 2020”, “Shadow of the Colossus” e “Just Cause 3”. Muitas unidades também contam com Nintendo Wii e PlayStation 3, atraindo os mais saudosistas.

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

Serviço:

Sábados

Atração: Bora Jogar Perus – Jogos de tabuleiro modernos

Quando: 20/09 – 13h

Local: Biblioteca Pública Municipal Padre José de Anchieta — R. Antônio Maia, 651, Vila Perus, São Paulo, SP

Classificação: Livre para todos os públicos

Ingressos: Gratuito

Sinopse: Está afim de curtir um momento em família ou amigos no sábado?? Temos a solução, vem conferir Sábadão vai ter o coletivo Bora Jogar Perus aqui na José, um evento recheado de jogos de tabuleiros modernos, tem pra crianças, adolescentes, jovens e adultos, até pra vovó e vovô, então vem jogar com a gente…

Atração: RPG: Mutirão Imaginário | Breno Alves

Quando: Sábados das 11h às 14h

Local: Biblioteca Pública Municipal Menotti Del Picchia — Rua São Romualdo, 382, Vila Barbosa, São Paulo, SP

Classificação: +11 anos

Ingressos: Gratuito

Sinopse: Um jogo que envolve conhecimento, estratégia e habilidade social, vamos atravessar mundos fantásticos.

Terças

Atração: Caça ao tesouro

Quando: 23 e 30/09, às 10h e 14h

Local: Biblioteca Pública Municipal Padre José de Anchieta — R. Antônio Maia, 651, Vila Perus, São Paulo, SP

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuito

Sinopse: Caça ao Tesouro Histórica que convida estudantes a explorarem os espaços da Biblioteca e do Centro de Memória em busca de pistas que contam, de forma divertida e interativa, a história do bairro de Perus. Cada pista revelará um pedaço da memória do território. No fim da jornada… o tesouro: um livreto de colorir exclusivo, com imagens da história local!

Atração: Jogos Livres ‒ Tabuleiros e Cartas

Quando: Terça à sexta, das 09h às 18h; sábado, das 10h às 14h

Local: Biblioteca Pública Municipal Helena Silveira — Rua José Viriato de Castro, 78, Campo Limpo, São Paulo, SP

Classificação: Livre (todos os públicos)

Ingressos: Gratuito

Sinopse: Espaço aberto para diversão com diferentes jogos de tabuleiro e cartas, em que o público pode experimentar, aprender e se reunir para jogar livremente. Uma oportunidade de lazer, convivência e interação para todas as idades.

Quintas

Atração: Oficina de gamão ‒ com Nadin Jorge Arbex

Quando: Toda quinta-feira, às 14h | Duração: 120 min

Local: Biblioteca Pública Municipal Alceu Amoroso Lima — Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, São Paulo, SP

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuito

Sinopse: O mestre Nadin recebe veteranos e iniciantes para rodadas eletrizantes de gamão. É só chegar, vem com a gente.

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!