Competição latina aconteceu na eSports Arena, da Webedia Brasil, e contou com 16 jogadores disputando vaga na final em Paris; a transmissão ao vivo do evento foi feita pelo Versus, vertical do grupo francês, junto dos canais oficiais da liga.
Fim de jogo! Depois de um fim de semana regado com disputas acirradas, a etapa São Paulo do “FIFA Global Series Qualifiers”, a competição eliminatória do campeonato mundial promovido pela ESWC (Electronic Sports World Cup) na eSports Arena da Webedia Brasil já tem seus representantes. Pela plataforma PlayStation 4, o mexicano Reinhard “Rein10” Krause bateu o brasileiro Henrique "Zezinho23xx" Lempke; já pela plataforma Xbox One, o duelo entre os brasileiros Pedro Resende e Brenner Silva classificou o primeiro para as eliminatórias globais em Amsterdã, Holanda, que acontece entre 23 de maio e 3 de junho.
A edição contou com o patrocínio da LG por meio de sua linha LG OLED TV e foi realizada em São Paulo, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da ESWC, bem como pelas redes dos verticais de conteúdo IGN e VERSUS, totalizando mais de 20 horas em dois dias de streaming ininterruptas. A Webedia Brasil, dona dos verticais e multinacional francesa de mídia digital, tem investido no fomento ao cenário brasileiro de eSports desde o final de 2016, quando criou uma divisão de negócios estruturada em 360º, oferecendo logística, divulgação, transmissão e produção de conteúdo exclusivos para competições eletrônicas.
Segundo Aydin Sarmadi, diretor geral da área de Gaming e de eSports da Webedia, a etapa São Paulo da ESWC solidifica a capacidade da unidade em receber – e promover – grandes eventos globais de eSports. “Quando iniciamos o projeto, o fizemos com eventos próprios – torneios com o envolvimento de parceiros e empresas patrocinadoras. Agora, mostramos que mesmo as grandes ligas internacionais como a ESWC, podem utilizar a nossa estrutura para a realização de seus torneios. Nós criamos essa estrutura para fazer o Brasil jogar mais. O eSport é um segmento em franco crescimento e queremos mostrar a potência brasileira nesse cenário”.
As partidas da etapa São Paulo da ESWC foram feitas no formato “ida-e-volta” – bastante similar a alguns campeonatos de futebol exibidos nos canais abertos e fechados da televisão. No PS4, durante a disputa entre “Rein10” e "Zezinho23xx", a primeira partida foi totalmente dominada pelo mexicano, que abriu o placar com cinco minutos de jogo e ampliou essa vantagem para 4 a 0 no decorrer da partida. Com a “ida” garantida, o jogo de “volta” foi administrada pelo mexicano, que saiu vitorioso com um placar de 5 a 3. “Rein10” agora se junta ao próprio “Zezinho23xx” nas eliminatórias globais em Amsterdã.
Já no caso do Xbox One, os brasileiros Pedro Resende e Brenner Silva foram mais acirrados, com Brenner garantindo vantagem no placar já aos 10 minutos da partida de “ida” e ampliando o placar. Mas Resende pressionou na ofensiva e diminuiu, fazendo a rodada terminar em 2 a 1. Na “volta”, Resende apostou na ofensiva forte e emplacou 2 gols no primeiro tempo, virando o jogo a seu favor. No segundo tempo da partida, ele emplacou mais dois gols, fechando o placar em 4 a 2 e garantindo a sua vaga. Tanto ele como “Rein10” levaram, além da vaga, um prêmio de US$ 2,5 mil dólares cada.
Pioneira nas competições de eSports com 15 anos de existência, a ESWC vem contribuindo para o desenvolvimento do esporte eletrônico e inventando novas formas de expressão todos os anos, com vistas à universalidade, equidade esportiva e produção de conteúdos de entretenimento inovadores. Ela foi comprada pelo Grupo Webedia na França e o seu escritório brasileiro recebeu o retorno da liga em sua estrutura. Hoje, a ESWC realiza de até cinco competições por ano com os melhores competidores nos cinco continentes. A facilidade logística trouxe a etapa brasileira para a Webedia Brasil, que é líder nos assuntos de gaming e de eSports no país.
Para saber mais sobre as ações da Webedia no setor de eSports, acesse, IGN Brasil e Versus.
Sobre o Versus – O Versus by IGN é o vertical de conteúdo da Webedia voltado exclusivamente à cobertura do mercado mundial de eSports. Lançado em 2017, o canal é parte essencial do investimento de R$ 3 milhões da Webedia Brasil para a criação de uma estrutura em 360º que oferece logística, promoção e transmissão de eventos e cobertura de conteúdo de competições eletrônicas, já contando com a competência jornalística do IGN Brasil. Atualmente, o Versus já faz parte de eventos dentro da eSports Arena, na sede da Webedia em São Paulo.
Sobre o IGN Brasil – O IGN é a maior marca de mídia sobre games e cultura pop no mundo, presente em 114 países, com 28 edições internacionais em 25 idiomas. A edição brasileira do site foi lançada em fevereiro de 2015, e em um ano alcançou mais de 4 milhões de usuários únicos por mês e mais de 2,3 milhões de curtidas no Facebook, sendo a segunda maior edição do IGN no mundo e a primeira na América Latina. A redação é comandado por Pablo Miyazawa, com mais de 20 anos de carreira jornalística dedicada à cobertura do mercado de games. O ex-apresentador de programas de games da TV Globo, Gustavo Petró, também é um dos editores do IGN com mais de 10 anos de experiência na área. Flávia Gasi, Ph.D em Games e professora universitária, é uma das principais colunistas do time. No estúdio interno, localizado na sede da Webedia, em São Paulo, são produzidos os programas Daily Fix, Gamepedia, IGN Hype, IGN Dicas, Vídeo Reviews, Unboxing e o Live Gameplays. O IGN também produziu o primeiro torneio de e-Sports patrocinado por uma marca de massa no Brasil, o Old Spice Overwatch Tournament, concluído em março de 2017.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
Turi da Vortex
Grande figura da PlayStation fala dos indiegames
Saindo da PlayStation e da PlayStation Indies
Até 17 de janeiro
Para os donos da caixinha; vai até 2 de janeiro