Drops recebeu informações oficiais.
Dirigido por Antonio Pitanga e aclamado em diversos festivais de cinema, “Malês” chega a Belém nesta terça-feira, 16, para uma sessão de pré-estreia com a presença do ator e diretor baiano no Cine Líbero Luxardo às 19h30. Pitanga também participa de uma exibição especial seguida de um debate, realizada em parceria com Universidade Federal do Pará , a CUCA da UNE/PA, Movimento Educação Popular Emancipa e Casa Ninja Belém, no mesmo local às 11h. O longa-metragem estreia oficialmente nos cinemas de todo o Brasil no dia 2 de outubro com patrocínio da Petrobras. O longa é uma produção de Flávio Ramos Tambellini, da Tambellini Filmes, com produção associada de Cacá Diegues e Lázaro Ramos, em coprodução com a Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme, e distribuição da Imovision.
“‘Malês’ é o tipo de obra em que o público não apenas assiste, mas se reconhece — se vê representado em suas raízes, lutas e identidades. É cinema que espelha, provoca e pertence. Ao patrocinar esse filme, a Petrobras reafirma seu compromisso com o cinema brasileiro, valorizando narrativas que refletem a nossa brasilidade, promovem a diversidade e fortalecem o diálogo com a nossa história”, afirma Alessandra Teixeira de Teixeira, Gerente de Patrocínios da Petrobras.
Rodado em Cachoeira e Salvador, na Bahia, e em Maricá, no Rio de Janeiro, “Malês” mostra as difíceis condições de vida de homens e mulheres negros na Bahia do século XIX, no combate ao racismo extremo, à pobreza e à intolerância religiosa. O filme conta com um elenco de grandes nomes, entre eles Rocco e Camila Pitanga, filhos do diretor, Bukassa Kabengele, Samira Carvalho, Rodrigo de Odé, Heraldo de Deus, Wilson Rabelo (“Bacurau”), Edvana Carvalho, Indira Nascimento, Thiago Justino e Patrícia Pillar como a Mamãe A,além do diretor Antonio Pitanga. O roteiro é assinado por Manuela Dias e a direção de fotografia é de Pedro Farkas.
O drama, baseado em fatos históricos, retrata a Revolta dos Malês, o maior levante organizado por pessoas escravizadas da história do Brasil. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão, em 1835. Encabeçada por africanos muçulmanos, chamados de malês, a rebelião aconteceu no final do Ramadã, celebrado em janeiro pelo Islã. Após o fracasso da revolta, os manifestantes foram duramente punidos e a repressão contra os negros no Brasil aumentou.
No longa, Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes do levante que reforçava a importância da participação de diferentes tribos e religiões para o sucesso da revolta e o fim da escravidão. O filme também apresenta os outros nomes reais envolvidos na rebelião, como Ahuna (Rodrigo de Odé), Manoel Calafate (Bukassa Kabengele), Vitório Sule (Heraldo de Deus) e Luís Sanim (Thiago Justino), além de personagens fictícios que retratam dramas reais, como Dassalu (Rocco Pitanga), Sabina (Camila Pitanga) e Abayome (Samira Carvalho).
“Malês” tem patrocínio Petrobras através do programa Petrobras Cultural e Governo Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá e Prefeitura de Maricá, um investimento BNDES, apoio da Light, BahiaGás, Embasa, Ambev e Tupy, além de recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE, FSA e BRDE.
Apoio Financeiro:
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
Sinopse:
MALÊS é uma jornada de resistência e coragem, ambientada na vibrante Salvador de 1835. Durante seu casamento, dois jovens muçulmanos são arrancados de sua terra natal na África e escravizados no Brasil. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e se reencontrar, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do Brasil: a Revolta dos Malês.
Elenco:
Rocco Pitanga – Dassalu
Antonio Pitanga – Pacífico Licutan
Camila Pitanga – Sabina
Samira Carvalho – Abayome
Rodrigo de Odé – Ahuna
Bukassa Kabengele – Manoel Calafate
Heraldo de Deus – Vitório Sule
Patrícia Pillar – Mamãe A
Edvana Carvalho – Iyá Nassô
Indira Nascimento – Edum
Wilson Rabelo – Dandará
Thiago Justino – Luis Sanin
Ficha técnica:
Direção: Antonio Pitanga
Roteiro: Manuela Dias
Produtor de elenco: Felipe Argollo
Produtor: Flávio Ramos Tambellini
Produtora Executiva: Tânia Leite
Produtora Executiva Bahia: Fabíola Aquino
Produtores Associados: Carlos Diegues e Lázaro Ramos
Diretor de Foto: Pedro Farkas
Diretor de Arte: Rafael Cabeça
Montagem: Quito Ribeiro
Figurinista: Rô Nascimento
Caracterizador / Maquiador: Uirandê Holanda
Trilha: Antônio Pinto e Barulhista
Som: José Moreau Louzeiro
Edição de Som: Waldir Xavier
Mixagem: Rodrigo Noronha
Produção: Tambellini Filmes
Coprodução: Globo Filmes, Obá Cacauê Produções, Gangazumba Produções e RioFilme
Distribuição: Imovision
Folha de S.Paulo publicou mais de 100 matérias sobre o Cytotec; O Estado de S.…
Estudo da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp) criou teste laboratorial capaz de estimar a…
Jogos de estudantes