Comemorado na Espanha e em outros países, 29 de agosto é o Dia Internacional do Gamer

Outras datas também comemoram esta expressão cultural pelo mundo.

  • por em 29 de agosto de 2016

Para muitos fãs dos videogames, hoje é dia polir o console e soprar o cartucho para comemorar o Dia Internacional do Gamer.

Embora não seja uma data oficial, tem sido comum ver felicitações em vários países, que estão aderindo à data escolhida inicialmente na Espanha.

Em 2008, um conjunto de revistas espanholas da editora AxelSpringer decidiu transformar o dia 29 de agosto na data comemorativa para os amantes do videogame. O "Dia del Gamer", como ficou conhecido o evento, tem contado com festas e felicitações por toda parte, embora outras datas também estejam no páreo.

Nos EUA, por exemplo, o National Video Games Day é celebrado em 12 de setembro, data que confronta outra iniciativa local, o Video Games Day, que ocorre em 8 de julho, impulsionado por empresas norte americanas.

O Brasil já contou com uma data de promoções, conhecida como Dia do Jogo Justo, com um evento que mesclava atividades comemorativas com games e ofertas especiais de games, vendidos a R$ 99.

Mesmo frente à confusão de efemérides, o gamer tem muitas razões para comemorar a(s) data(s). Os videogames se converteram no maior mercado do mundo e, por aqui, temos programações de peso em várias frentes, como a BGS (que começa no próximo dia 01/09), o BIG Festival, o SBGames e o Fórum Internacional Acadêmico de Jogos Digitais, ambos voltados para o campo da pesquisa com games.  

Aperte o start e comemore.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura