POR BRUNO REIS. Gerente de Projetos e Marketing. Texto foi enviado no final de março. Publicamos agora.
A Comic Con Portugal, que celebrou o seu décimo ano, suscitou fortes emoções na Exponor, Matosinhos, com um impressionante conjunto de dez palcos. Os organizadores declararam com alegria que tinham batido o recorde do pavilhão de exposições no norte de Portugal. Esperava-se que mais de 160.000 fãs da cultura pop participassem do evento.
No momento em que a Comic Con regressa às suas raízes no Porto, o CEO do evento, Paulo Rocha, aproveitou a oportunidade para anunciar os ambiciosos planos futuros da organização para esta edição histórica. Um visual tentador de um próximo projeto foi revelado, prometendo ainda mais emoção no próximo Comic Con Kids: Power Camp. Ou seja, uma secção do evento dedicada às crianças, com o objetivo de proporcionar-lhes uma experiência envolvente de super-heróis.
De quinta a domingo, a Comic Con foi simplesmente um caldeirão de discussões, apresentando painéis que abrangem esports, videogames, cinema, televisão, quadrinhos e todas as facetas da cultura pop. Artistas consagrados se encontraram com seus fãs, como Stan Sakai, Ryan Ottley e Frank Cho. Os atores mais requisitados foram Evanna Lynch, Ed Westwick e Finn Jones onde falaram sobre seus projetos “olds” e o que está por vir em novas produções na TV e Cinema.
As marcas e parceiros também fizeram jus ao tema do evento e exploraram toda a possível experiência para a família, fãs e aficionados da Comic Con. Vale ressaltar os stands das marcas: LEGO, Hasbro, Nintendo, Doritos e Samsung que usaram e abusaram da experiência sensorial.
Além disso, conseguimos uma entrevista do CEO Paulo sobre eventos como a Comic Con Portugal, sua comunidade, em relação ao Brasil: “Nós, que somos um povo irmão, o povo brasileiro, tem uma paixão pela cultura pop assim como nós portugueses. No Brasil já existe uma grande comunidade que foi construída há mais de 20 anos, até por causa da Omelete do Pierre Mantovani. Em Portugal, além de ser uma grande aventura, em 2014 não existia comunidade. Nós da Comic Con, fizemos o inverso. Primeiro criamos o evento e depois criamos a comunidade.” Paulo Rocha, ainda não sabe se estará nos eventos de 2024 no Brasil mas espera que assim como Pierre Mantovani, possa retribuir a gentileza e estar em dezembro na CCXP 24.
Pierre Mantovani, um dos grandes convidados deste ano na Comic Con, também nos proporcionou sobre suas considerações ao evento Portugues: “Existe uma similaridade cultural entre brasileiros e portugueses, e o público portugues é muito vibrante como os brasileiros. Mas há também uma diferença clássica por questão dos mercados regionais e tamanho dos países. Mas a relação do fã é tão emotiva quanto, independente de ser Brasileiro ou Português.” Pierre também menciona como as marcas estão mais engajadas no Brasil do que em Portugal e diz: “ e em relação a Portugal, eles estão há um passo para trás. Falta ainda as grandes marcas entrarem para “valer” e desenvolver grandes experiências que fazem uma grande diferença para os eventos.”
Desde a sua criação em 2013 na Exponor, Matosinhos, a Comic Con Portugal tem sido um farol de celebração para os fãs, crescendo e evoluindo constantemente a cada ano que passa. E no último dia, após tantas informações relacionadas ao recorde de público e números relevantes de mídia, não ficou claro se o evento vai continuar no Norte, mas com certeza com sua comunidade a crescer em Portugal teremos mais Comic Cons nas próximas décadas.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.