Cultura

Como era e por que Iron Maiden reprovou a primeira capa de “Fear of the Dark”

“Fear of the Dark”, nono álbum de estúdio da banda de metal Iron Maiden, lançado em 1992, passou por uma rejeição de uma capa que nunca chegou a se tornar pública.

O baixista e principal compositor da banda, Steve Harris, comentou sobre a decisão de não usar a ilustração original de Derek Riggs, artista responsável por criar a maior parte das capas do grupo até então.

A proposta inicial de Riggs, conforme relatada pelo autor Stjepan Juras no livro “Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden”, lançado no Brasil pela Estética Torta, apresentava uma visão um tanto perturbadora de Eddie, o mascote da banda.

“Derek tinha uma visão de Eddie como um demônio ou um pesadelo que aparece por cima da cama de uma criança, que está deitada sob as cobertas”, descreve Juras. A cena retratava uma atmosfera sombria, com o Eddie surgindo de forma ameaçadora por trás da cama, complementada por elementos típicos de Riggs, como a lua no céu e um morcego gigante. No entanto, a ilustração estava inacabada, faltando alguns detalhes que jamais foram adicionados.

Apesar de a ideia de Riggs ser visualmente forte, Harris revelou em entrevista publicada no livro que o conceito não se alinhava com o que a banda pretendia naquele momento.

“Para o Fear of the Dark, ele tinha desenhado uma criança deitada na cama tendo um pesadelo, e dava para ver Eddie, como se fosse um sonho, surgindo por trás da cama, preparado pra levar o menino. O desenho era excelente, e pode ser que a gente o use no futuro, mas não se encaixava muito bem com o que nós tínhamos em mente na época”, afirmou o baixista.

Eventualmente, a capa foi entregue a Melvyn Grant, que trouxe uma abordagem completamente diferente e mais sombria. Na arte final, Eddie aparece fundido a uma árvore retorcida em meio a uma floresta sombria, criando uma figura monstruosa que parece emergir das trevas.

Com informações da Whiplash.net.

Iron Maiden Fear of the Dark. Foto: Divulgação

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

ExitLag anuncia campanha de Black November em parceria com outras marcas

Bonoxs, Fallen Store e Gamers Club serão parceiros na campanha promovendo a oferta da ExitLag…

3 horas atrás

Governo Lula processa TikTok por tratamento irregular de dados de crianças

Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade

4 horas atrás

ABRAGAMES anuncia Patrícia Sato como gerente executiva do Projeto Setorial Brazil Games

Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…

4 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!