Conheça 4 jogos digitais educativos do projeto Games for Change

As narrativas dos jogos refletem sobre áreas de conhecimento e temas contemporâneos.

  • por em 27 de julho de 2018
Imagem: DigiClub

O Games for Change, projeto que pode serlivremente traduzido como Jogos por Mudança, é uma organização não governamental fundada em 2004, na cidade de Nova York voltada às ações que aproximam os videogames da cultura, da política e dos movimentos sociais. Em 2011, a ONG chegou ao Brasil pelas mãos do professor Gilson Schwartz, com o lançamento do jogo Conflitos Globais produzido com apoio do Grupo de Pesquisa Cidade do Conhecimento da USP. Desde então, o foco dos jogos produzidos com curadoria do G4C têm se voltadopara questões cinetíficas, filosóficas ou educacionais.

“Nosso papel na Games for Change é estimular a ampliação da recepção crítica ao universo dos games, apoiar iniciativas no campo da formação de professores, profissionais e artistas interessados na criação de games de impacto transformador e participar do debate em torno da geopolítica, das políticas públicas e das questões de ordem ética e estética associadas à sociedade do espetáculo ou ‘gamificada’”, explicou Schwartz em artigo para a Revista E, editada pelo Sesc São Paulo.

Confira outros exemplos de jogos, também apresentados no artigo, cujas narrativas refletem sobre áreas de conhecimento e temas contemporâneos.

HISTÓRIA
Against All Odds 
Desenvolvido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, 2007
Esse jogo aborda os motivos que levam ao crescente número de refugiados ao redor do mundo. Desde o momento em que homens, mulheres e crianças são forçados a sair de seu país de origem até os primeiros anos de uma nova vida fora de casa. Os jogadores enfrentarão uma série de desafios que ilustram a complexidade e o perigo vivenciados por refugiados.

BIOLOGIA
Code Fred 
Survival Mode desenvolvido por Unit 9, 2013
Fred está passando por uma noite muito difícil, perdido na natureza, perseguido por lobos, sem saber como se salvar. A única coisa que poderá tirá-lo da ameaça de morte é um complexo sistema desenhado para mantê-lo vivo. O jogador vai navegar por diferentes aspectos fisiológicos de Fred – hemoglobinas, proteínas, músculos, órgãos – para que ele possa sobreviver.

MEIO AMBIENTE
Ciclania 
Desenvolvido por IguanaBee, em 2014. Esta é uma plataforma educacional que ensina os jogadores sobre aquecimento global, ciclo da água, emissão de carbono e outros assuntos relacionados à preservação do meio ambiente. O objetivo é restabelecer o equilíbrio do planeta Ciclania, onde você terá três protagonistas com habilidades específicas: Mike, com aptidões físicas e manuais; Ian, com expertise em tecnologia; e Flo, uma garota que sabe se comunicar com os animais.

CIÊNCIA
Everything 
Desenvolvido por David O’Reilly, em 2017. Qual o seu lugar no mundo? Este jogo encoraja você a pensar sobre essa questão e explorar diferentes respostas sob o ponto de vista de animais, planetas, montanhas e outros elementos da natureza. Trata-se de uma experiência interativa em que tudo que você vê é algo que você pode ser.

Informações e outros jogos produzidos sob a chancela da instituição podem ser acessados no site oficial Games for Change.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura