Cultura

Conheça jogos que podem te ajudar nas finanças

Recebemos a seguinte informação:

A BNCC – Base Nacional Curricular Comum foi homologada em 2018 para agregar à educação básica no Brasil competências de desenvolvimento pessoal e profissional. Entre temas transversais como Saúde Mental e Sustentabilidade está a Educação Financeira. Porém, há um nítido déficit na aplicação desse tema nos moldes educacionais atuais, principalmente, no ensino remoto necessário por conta da pandemia da COVID-19. Diante desse cenário, a família pode praticar, de forma lúdica e divertida, noções de finanças pessoais e projeto de vida.

“Muitos pais podem achar que ainda é muito cedo para ensinar sobre finanças aos seus filhos, mas quando a abordagem é feita de forma fluída e até implícita, como é o caso dos jogos, é possível passar esses aprendizados sem ficar algo muito sério ou abrupto. Quando a criança é introduzida a essas ideias de forma prática, é mais fácil de assimilar e incorporar no comportamento diante do tema.” , explica Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos.

Jefferson, que é especialista em Educação e Carreiras, ainda recomenda board games e jogos eletrônicos para jogar com a família, exercitar o raciocínio e aprender sobre finanças pessoais ao mesmo tempo:

• Dia da Mesada – Turma da Mônica

jogo temático tem como dinâmica guiar os personagens da Turma da Mônica pelo tabuleiro enquanto administram, poupam e gastam o dinheiro da mesada com itens divertidos e úteis.

• Bons Negócios

Para os pré-adolescentes, Jefferson Vendrametto recomenda o jogo de cartas “Bons Negócios” no qual os participantes, em duas etapas, simulam processos de negociação, compra e venda através de desafios.

• Poupadin

O app desenvolvido na UFRN é adequado para tablets e computadores e ensina de forma gamificada como poupar e montar um orçamento pessoal. O jogador escolhe um sonho e cumpre, aos poucos, tarefas baseadas no cotidiano para receber o “dindin” correspondente ao sonho

• Banco Imobiliário (Monopoly)

Outro jogo que continua ainda fazendo parte das famílias, é o Banco Imobiliário, na versão em tabuleiro e online. O jogo continua com a mesma essência de compra e vendas de casas, hotéis e empresas, ensinando cada jogador a não ir à falência.

•The Sims

Um dos mais famosos entre os jogos virtuais de todo o mundo é o The Sims que simula a vida real, no qual o jogador cria personagens para conquistar casas e dinheiro. Estimula também no desenvolvimento da educação e da convivência familiar.

O Cebrac possui vários cursos que têm como base a educação e a preparação do aluno em frente ao mundo dos negócios, ensinando ao aluno como é possível administrar a vida econômica e se tornar um empreendedor ou um líder de sucesso.

Gosta de Games!? No Cebrac você pode aprender a desenvolver games no curso Criação de Games.

Indique um amigo e ganhe um curso de qualificação imediata para conquistar um emprego. Confira todos os cursos, aqui!

SOBRE O CEBRAC

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising. São 86 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: www.cebrac.com.br 

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Drops de Jogos

Posts Recentes

Ministro Silvio Almeida mostra que é o mais gamer no governo Lula

Participação no Inteligência Limitada

5 horas atrás

Ministro de Lula, Silvio Almeida diz em podcast seus games favoritos: “gosto de stealth, gosto de Metal Gear Solid”

Silvio já fez críticas à infiltração de extrema direita nos videogames

15 horas atrás

Diablo IV promove evento temático em comemoração ao Dia da Terra

Em parceria com Tiggywinkles, hospital especializado em resgate e reabilitação, Blizzard conta com o apoio…

15 horas atrás

Melina Juergens, a atriz alemã que faz Senua em Hellblade II, tem uma conexão com o Brasil

Senua é uma personagem que ouve vozes em uma série de games que abordam até…

21 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!