A partir de 17 de maio até 3 de junho, o SP_Urban Digital Festival promove uma edição “cápsula” pela capital paulista e se une ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Sob o tema “mobilidade urbana”, a curadoria do SP_Urban irá espalhar obras de arte digital por quatro localizações na cidade de São Paulo.
A estação República do metrô, a Avenida Paulista, a Rua Augusta e a Cinemateca Brasileira serão palcos para obras digitais visuais e interativas e performances multimídia.
Vale destacar a obra Street Crosser, dos artistas Noobware & Nutone (Colômbia, Venezuela, Panamá e Suécia), que fez enorme sucesso na Avenida Paulista em 2014, na 2ª Mostra Play! – exposição de arte digital que transformou o edifício FIESP/SESI num enorme videogame interativo. A Street Crosser estará disponível para partidas com dois jogadores na área ação cultural do metrô República e na Galeria de Arte Digital SESI-SP.
Na Rua Augusta, a ação tem como objetivo transformar dois campos cegos de edifícios (empenas) em janelas de processos culturais e tecnológicos. As projeções em grandes superfícies permitirão comunicar a uma quantidade massiva de pessoas. Serão transmitidas seis obras visuais do acervo do SP_Urban Digital Festival e três obras inéditas. Haverá também a transmissão de vinhetas que abordam de forma divertida questões importantes sobre a segurança no trânsito e dialogam com a arte digital.
O encerramento será na Cinemateca Brasileira, onde acontecerá a performance multimídia estereoscópica (com ilusões de ótica) do Vigas, uma performance de body mapping com Lia Paris e o VJ Spetto e atrações musicais com suporte visual sincronizado. A grande tela de cinema ao ar livre receberá obras digitais e intervenções audiovisuais.
Apesar desta edição cápsula, o 5ª SP_Urban Digital Festival, está confirmado para o final de 2017.
A união do SP_Urban com o Maio Amarelo contam com a realização da produtora Verve Cultural, os patrocínios da Goodyear e Lenovo e apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Sobre o game
O game arte Street Crosser está funcionando – pela primeira vez – na estação República do Metrô. O game interativo conta com dois jogadores por partida – e é gratuito.
Inspirada nos alarmantes índices de atropelamentos em São Paulo, Street Crosser estimula os jogadores a atravessarem uma avenida movimentada sem serem atingidos. Além de cruzarem a rua em segurança, eles também devem ajudar outros personagens do jogo a fazerem o mesmo. O game arte é uma crítica ao (péssimo) hábito de atravessar a rua fora da faixa de pedestres, como também à ausência de áreas seguras para cruzamento em determinados pontos da cidade. A obra faz uso de uma mecânica de jogo semelhante ao Frogger, clássico do Atari. Através de botões coloridos acoplados a uma mesa de acrílico ou de tablets, dois jogadores controlam um pedestre cada. A partida tem duração de 30 a 90 segundos.
Serviço Street Crosser:
Onde: Estação República do Metrô – área cultural
Dias: 17 a 21 e 24 a 28 de maio (de quarta a domingo)
Horário: das 13h às 19h
Obra interativa: Street Crosser – 2 jogadores via mesa.
+ vinhetas SP_Urban x Maio Amarelo
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
O evento acontece nesta terça-feira (26), em São Paulo, e traz estúdios independentes nacionais e…
Carlos Massa — o Ratinho — está investindo em informação online
Os menus desse jogo cansam
Briga na época da separação dos Beatles