Depois de 13 anos, o site americano GameTrailers sai do ar

GameTrailers, conhecido pela sigla GT, anunciou nesta segunda-feira (9) o encerramento de suas atividades. Fundado em agosto de 2002, o site norte-americano manteve pelo menos 13 anos de atividade ininterrupta. Pertencente ao grupo Defy Media, a página foi pioneira na produção de vídeo e de televisão na internet, transmitindo a maior feira de jogos do mundo, a E3, além de programas específicos para o público online.

Foto: Divulgação

Entre os programas mais conhecidos do GT estava a série The Angry Video Game Nerd, que começou como uma crítica à Nintendo feita por James Rolfe. O fundador do GameTrailers, Geoffrey Grotz, saiu da empresa em 2009 e fundou SourceAudio.com, especialista em distribuição de música.

No Facebook, espaço em que o GT anunciou seu fim, a marca reúne mais de 300 mil curtidas. No YouTube, o site reúne mais de 500 mil assinantes e quase 200 milhões de visualizações.

Um dos sites "irmãos" do GT é o Escapist, criado três anos depois e responsável por programas como Zero Punctuation, de crítica de jogos frenética feita por Ben "Yahtzee" Croshaw, além do 8-Bit Philosophy, que ensina filosofia através de montagens de videogame. Os dois pertencem ao Defy Media.

No FAQ do fórum do GameTrailers, os responsáveis explicam que os aplicativos do GT eram da Viacom e deixarão de serem atualizados. A Defy afirma que deve divulgar novidades em breve, mas nada foi esclarecido.

Guinada dos sites de games rumo ao entretenimento

Enquanto o GameTrailers fecha as portas, Polygon, Kotaku e grandes marcas do jornalismo de jogos estão diversificando pautas e abordando até filmes da cultura pop. Será uma crise do mercado publicitário segmentado nos games ou há mais oportunidades de financiamento no entretenimento puro?

No Brasil, UOL Jogos recentemente passou a abordar super-heróis em suas postagens nas redes sociais, mas ainda mantendo um foco maior em games digitais, enquanto o site IGN Brasil resenha tanto filmes quanto videogames.

Sinais de crise? Mudanças necessárias? As dúvidas permanecem.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura