Drops de Jogos recebeu informações oficiais da ACJOGOSRJ. “Vejo no setor de jogos uma grande oportunidade econômica para a cidade”, diz Eduardo Paes em evento da Associação de Criadores.
“Quando falamos do mundo dos jogos eletrônicos, estamos lidando com uma parcela enorme da população brasileira, já que são 70% jogando. Isso é muito importante para o Rio, uma vez que precisamos consolidar a sua posição de cidade global do polo sul. Vejo aqui uma grande oportunidade econômica para a cidade, por ver o potencial das iniciativas apresentadas por vocês.
Com essa visão, podem contar com o apoio da prefeitura do Rio”. A afirmação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que marcou presença no seminário “Games: um RIO de oportunidades”, neste sábado (13), da nova Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), é contextualizada a partir de dados do setor, conforme explica Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ:
“Quando o assunto é o setor de jogos eletrônicos, o Rio de Janeiro desponta como uma das grandes metrópoles que movimentam a produção e a economia gamer. O município do Rio de Janeiro concentra cerca de 80% dos estúdios de jogos do estado, totalizando mais de 70 estúdios e movimentando mais de R$ 100 milhões por ano. O crescimento do setor no RJ foi de quase 70% de 2022 para 2023, segundo dados da pesquisa da indústria promovida pela Associação”, destacou Filho.
O evento aconteceu na Arena Gamer, localizada na Nave do Conhecimento Engenhão, no Engenho de Dentro – RJ, com o objetivo de dar protagonismo e visibilidade à cidade como líder no cenário de jogos eletrônicos no país. Ao longo do dia, a programação incluiu dois debates: “O papel do Rio de Janeiro no (novo) Brasil dos Games” e “O RJ pelo RJ: como atuamos localmente para protagonizar o setor no país”. Na sequência, foi realizada a eleição da nova diretoria da ACJOGOS-RJ, resultando na reeleição do atual presidente, Márcio Filho.
“Olhando para o Rio de Janeiro, temos a potencialidade para nos tornarmos a capital mundial dos esportes eletrônicos, sediando o maior número de eventos do setor, por exemplo. Como podemos integrar o setor produtivo local nessa ascensão desse cometa, que são os esportes eletrônicos? Para o setor produtivo da nossa cidade, oferecer o protagonismo pode ser a chave para aproveitar ao máximo essa oportunidade única”, destacou Chandy Teixeira, coordenador de Games e E-Sports da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença de acadêmicos de referência no setor, como o professor da Universidade Federal Fluminense, Esteban Clua e o professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Kneipp. Também estiveram presentes representantes do governo federal, estadual e municipal, além de parlamentares ligados às comissões de educação, ciência e tecnologia, e-sports e cultura, como o deputado federal, Reimont Otoni, o deputado federal Sargento Portugal e a deputada estadual Dani Balbi, entre outros.
SOBRE A ACJOGOS-RJ
A Associação de Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) é uma das maiores associações de jogos digitais do país. Desde 2015, atua em diversas frentes para ajudar o fomento da indústria de games estadual e nacional. Atualmente, conta com mais de 60 empresas e estúdios associados, o que corresponde a cerca de 3 mil trabalhadores diretos e indiretos.
Sobre o mercado de jogos no Brasil:
Dados da pesquisa Game Brasil 2023 apontam que 70% dos brasileiros afirmam ter o hábito de se divertir com jogos eletrônicos. Um crescimento exponencial quando comparado com os últimos anos: 2020 (57,1%), 2021 (68%), 2022 (76,5%). Um traço que já se confunde com a história cultural, sobretudo das grandes metrópoles. A nível nacional, o mercado brasileiro de jogos digitais experimenta um período de expansão. O Brasil movimenta cerca de 13 bilhões de reais e fatura 1,2 bilhão de reais por ano, destacando-se como uma oportunidade para se tornar um dos líderes nesse setor. De acordo com a consultoria Newzoo (2023), o Brasil é o décimo maior mercado de games do mundo, com mais de 100 milhões de jogadores. Além disso, é o principal mercado da América Latina e o segundo maior mercado do Sul Global, atrás apenas da China.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.