Cultura

Exclusivo: Jogador profissional de Pokémon faz comentários de teor racista nas redes sociais

Por Pedro Zambarda, editor-chefe.

AVISO DE GATILHO: CONTEÚDO POTENCIALMENTE RACISTA.

O jogador profissional de Pokémon VGC, Yan Vianna Sym, fez comentários de teor racista nas redes sociais, de acordo com denúncias documentadas encaminhadas para este Drops de Jogos. A reportagem recebeu um lote de mensagens do pro-player entre janeiro e março de 2024. No X/Twitter, ele atende pelo nick @hellhaiser_vgc.

O que é Pokémon VGC? VGC significa Video Game Championship e é a nomenclatura dos torneios oficiais realizados pela Pokémon Company International que envolvem a franquia de jogos de vídeogame.  Os torneios VGC são realizados geralmente de forma presencial em várias partes do mundo e, assim como os torneios oficiais de TCG (cartas). O Brasil tem tradição no segmento desde a popularização dos eSports, nos anos 2000, quando o game era apreciado no GSBOT do mIRC antes dos aplicativos oficiais.

Yan Sym, que trabalha com ciência de dados em um banco além de jogar profissionalmente, foi campeão nacional de Pokémon em 2013, foi escalado para a Seleção Brasileira de Pokémon VGC e concedeu entrevista ao site Nintendo Blast sobre um livro que escreveu sobre o game competitivo. Relatos dão conta que ele já havia sido suspenso por “comentários inapropriados” em junho de 2019, quando utilizava o nick Sogeking.

Yan Sym e suas mensagens. Foto: Reprodução

As mensagens de 2024

No dia 7 de janeiro deste ano, o jogador profissional argentino de Pokémon, Juan Francisco Salerno, fez críticas sobre as decisões de streaming e de rodadas do competitivo. Numa atitude típica de troll de internet, Yan, sob o apelido @hellhaiser_vgc, chama o outro player de “macaco”.

Comentário de Yan para um pro player argentino. Foto: Reprodução/Twitter

Uma conversa de WhatsApp que o Drops de Jogos teve acesso confirma a autoria da conta no X/Twitter. E mais: Confirma que Yan, sabendo do problema no comentário, o apagou.

A comprovação via WhatsApp. Foto: Reprodução

Fontes consultadas pela nossa reportagem dão conta que ele já foi suspenso do competitivo por três anos pela própria Pokémon Company. Isso é claro pela quantidade de reclamações que ele faz às instituições para receber suas premiações.

Uma conversa mais grave, registrada pelo Instagram, mostra ele chamando a outra pessoa de “otário”. “Porque eu sou gerente e você é negro”. “Escravo de merda” e que “está desatualizado” sobre o game.

E ele complementa a mensagem: “Você é negro e vai morrer logo. Escravo do meu avô”.

As mensagens no Instagram. Foto: Reprodução

Outro lado

O Drops de Jogos fez os seguintes questionamentos para Yan Vianna Sym.

1 Por qual razão você chamou um jogador profissional argentino de Pokémon VGC de “macaco”? Você diz em mensagens que tivemos acesso que isso foi uma “brincadeira”. Por quê?

2 Por que você chama outro profissional de Pokémon VGC de “escravo de merda” que “vai morrer logo”? “Escravo do meu avô”?

3 Você não teme que esses comentários te gerem uma nova suspensão?

4 Você já foi suspenso anteiormente pela Pokémon Company. Se arrepende do que fez anteriormente?

5 Tem algo que você não respondeu e gostaria de acrescentar?

A reportagem será atualizada assim que ele se manifestar.

Atualização, às 12h18. Pouco depois da publicação desta reportagem, Yan respondeu nossas perguntas:

Olá, Pedro.

Entendo que seu trabalhar seja gerar engajamento em cima de “polêmicas”, porém tudo que você mencionou é falso, com exceção do banimento temporário pela tpci (que foi por outros motivos). A comunidade tenta me perseguir com acusações falsas ou infundadas, e estou cansado disso.

Caso você venha a publicar algo desse tipo, citando meu nome, estarei acionando meu advogado e abrindo um processo por calúnia e difamação.

Por favor, não me procure novamente.

O Drops de Jogos recebeu novos prints após a publicação da reportagem comprovando que Yan fez esses comentários nas redes sociais X/Twitter, Instagram e WhatsApp.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!