Por Pedro Zambarda, editor-chefe.
A Gamescom 2023 ocorre entre os dias 23 e 27 de agosto. Trata-se do maior evento de games europeu, que ocorre em Colônia, na Alemanha, e um dos maiores para consumidores. Reconstruído no terceiro governo Lula, o Ministério da Cultura (MinC) marcará presença pela primeira vez em um evento de jogos eletrônicos internacional como este. A informação foi confirmada pela equipe de comunicação da Pasta ao Drops de Jogos.
MinC será representado pela diretora de Formação e Inovação Audiovisual, Claudia Gonçalves. De acordo com eles, o objetivo é possibilitar a inclusão de companhias de jogos do Brasil no mercado internacional, além de executar iniciativas para promover a interação entre empresas brasileiras e possíveis investidores, editores, criadores de conteúdo e clientes.
Nesta edição, o Brasil é o país homenageado. Esse reconhecimento é um marco para a América Latina, já que esta é a primeira vez que um país da região da América Latina recebe a honraria.
“É um reconhecimento da nossa relevância neste setor como criadores e consumidores. Somos o décimo país consumidor, sendo que as mulheres representam 51% deste número. Esses dados mostram a conexão brasileira com esta área do audiovisual, além do potencial para a expansão de nossas produções nacionais”, disse Claudia Gonçalves.
A indústria brasileira de jogos, a cena brasileira de games, teve um grande crescimento, sobretudo, na última década. O número de empresas do setor aumentou mais de 10 vezes, e em termos quantitativos, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking global.
Sua receita ultrapassa 2,7 bilhões de dólares. Além disso, é relevante destacar que, apesar do alto índice se jogadores – principalmente mulheres -, 25% das empresas operando no país são internacionais, e um expressivo 93% das empresas brasileiras produzem seu próprio conteúdo.
Essas informações constam em pesquisas como PGB e Newzoo.
Claudia Gonçalves participa da Gamescom na quarta-feira (23) e na quinta-feira (24). A diretora do MinC acompanha uma comitiva brasileira com cerca de 60 estúdios nacionais de desenvolvimento de jogos, além de representantes do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) – e da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (ABRAGAMES), que tem estande no local.
Na quarta-feira (23), a diretora de Formação e Inovação Audiovisual, e a comitiva brasileira, participam do evento que abre as atividades da Gamescom no próprio estande do Brazil Games.
No mesmo local, ao longo do dia, serão realizadas reuniões com o Google, e um almoço de networking promovido pelo estado do Rio Grande do Sul. Ao final da tarde, participa da cerimônia oficial de abertura com o ministro Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática, Robert Habeck, o primeiro Ministro do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Hendrik Wüst MdL, a prefeita de Colônia, Henriette Reker, e o diretor Executivo da Associação Alemã da Indústria de Jogos, Felix Falk.
No dia seguinte (24), a diretora do MinC participa do painel “O Poder do Brasil. Reconstruindo o setor audiovisual por meio dos games e da diversidade”, com o presidente da Abragames, Rodrigo Terra, diretor-executivo do BIG Festival, Gustavo Steinberg, o fundador da organização não governamental Afrogames, Ricardo Chantilly, e o representante da ApexBrasil, Eros Silva.
Entre os jogos que serão exibidos durante a Gamescom estão:
Horla (Mr. Dev Studio), Cangaceiro (Ignite Game Studio), Midnight Dreams (Extraordinary Games), MATINTA (Eter Games), BlackThorte Keeps – Chronicles (Limiar Studios), Manchester City Freestyle Academy (HERMIT CRAB GAME STUDIO), Tower of Samsara: Hidden Treasures (Ilex Games), O.U.T.T (Ilex Games), Lux Ex: Cyber Initiation (Ilex Games), Chessarama (Minimol Games), Winged (Druzina Content), LAIzy Picture Phone (Canvas Games), Music Rush (Canvas Games), The Light of the Darkness (QUARTOMUNDO), Gaucho and the Grassland (Epopeia Games).
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O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
MinC na Gamescom 2023
Dia: 23 e 24 de agosto
Hora: 23/08 – 9h às 18h30 | 24/08 – 9h às 11h30
Local: Centro de Exibições Koelnmesse, na Colônia, Alemanha
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