Festival Indie Bits celebra os games como experiência lúdica e fenômeno artístico

Entre as atividades, um enduro de games que apresenta os clássicos jogos de Atari 2600 e jogos de Xbox, para definir o melhor jogador de todos os tempos.

  • por em 10 de abril de 2016

A cidade de Columbia, capital do estado norte americano da Carolina do Sul, recebe na próxima semana o Indie Bits, festival de mídia interativa independente, que se realiza desde 2011. O evento é palco para manifestações artísticas ligadas a mídias digitais e tem oferecido espaço para a produção e o debate de jogos independentes. 

"Nossa programação do evento se esforça para explorar os aspectos técnicos, artísticos e socioculturais de jogos", afirma o texto explicativo no site do evento, ressaltando a valorização da produção local, dos desenvolvedores profissionais aos estudantes. "Acreditamos que os jogos podem estar entre as experiências mais divertidas e lúdicas imagináveis. Nem moda, nem obra literária, os games são reinos vivos e pulsantes, onde os jogadores podem escapar do mundo ao redor e/ou analisá-lo", explica o site, enfatizando serem os games um fenômeno com potencial rejuvenecedor.

O evento é composto das propostas de ação Showcase, com apresentação de casos e relatos, Bits & Pieces, sessões com jogos de tabuleiro, Now! That's What I Call AI, um desafio para programação de sistemas de inteligência artificial, e Reboot Rumble, um enduro de games, que vão dos clássicos jogos de Atari 2600 aos jogos de Xbox, para encontrar o melhor jogador de todos os tempos.

O festival acontece entre os dias 14 a 17 de abril. Com apoio da administração local e da associação independente The National Endowment for the Arts, o evento tem entrada gratuita para todos os públicos. Outras informações estão disponíveis diretamente no site do projeto.

Acompanhe o Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Cultura