Cultura

Com receita de mais de R$ 970 milhões, Governo de São Paulo desembarca com 20 empresas para a Gamescom

Drops de Jogos recebeu informações oficiais do governo. Com receita de mais de R$970 milhões, Governo de SP desembarca com 20 empresas para a Gamescom, maior feira de jogos eletrônicos do mundo.

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desembarcou nesta terça-feira, 22 de agosto, com 20 empresas paulistas para a Gamescom, maior feira do mundo sobre jogos eletrônicos. Ela acontece de 23 a 27 de agosto em Colônia, na Alemanha.

Durante o painel “A treasure trove of opportunities: how to do business in Brazil”, São Paulo foi destaque na programação da Devcom. A conferência antecede a Gamescom que reúne as principais discussões sobre a indústria e desenvolvimento de games no mundo.

São Paulo representa mais de 50% do setor no Brasil. Em 2022, as empresas de games tiveram receita de mais de R$ 970 milhões, demonstrando a importância de um setor que emprega milhares de pessoas no estado de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pela Abragames e GA Consulting

Esta é a 13ª missão internacional do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado. Focado em setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, ele oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

As 12 missões realizadas até agora contaram com a participação de 103 empresas e a projeção é de R$ 520 milhões em negócios fechados, além da geração de 8 mil empregos no setor cultural paulista. Só as duas missões voltadas para o setor de jogos eletrônicos (para a Gamescom 2022, também na Alemanha, e a Game Developers Conference 2023, nos Estados Unidos) devem movimentar aproximadamente R$ 115 milhões em negócios nos próximos anos..

Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora. Há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos. Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$18 milhões nessa indústria, via Lei Paulo Gustavo, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

A Prefeitura de São Paulo – por meio da SPcine, SP Negócios e Adesampa – e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) são parceiras do CreativeSP na missão para a Gamescom, que ainda contará com suporte do escritório da InvestSP na Europa, sediado na Alemanha.

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Governo de São Paulo sob Tarcísio de Freitas. Foto: Divulgação

Mercado de games

Dados da Abragames apontam que os games movimentam por ano cerca de US$ 2,3 bilhões no Brasil, considerado o 10º maior mercado do mundo e referência internacional, uma vez que mais da metade das empresas locais vende seus jogos também no exterior.

Três de cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do número de estúdios de criação de games, que pulou de 133 para 1.009 entre 2014 e 2022. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no país, com a maior parte das empresas (57%) concentrada na região Sudeste.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!