Cultura

Hospital do GRAAC criou mapa criativo no Fortnite

Drops de Jogos recebeu informações oficiais no final de 2023. Publicamos agora. HOSPITAL DO GRAACC CRIA MAPA CRIATIVO NO FORTNITE PARA CONVERTER GAMEPLAYS EM DOAÇÕES.

O Hospital do GRAACC em parceria com a 3C Gaming, a Ogilvy Brasil e o criador Mateus Yoshitani lançaram juntos o mapa criativo do GRAACC no Fortnite. Essa ação é uma extensão da campanha “Vamos Vencer Essa Fase”, lançada em setembro de 2023. O mapa criativo no Fortnite, surge como uma estratégia do hospital para gerar vínculo com a comunidade gamer, composta por jovens e adultos de diferentes idades, para que assim, a aproximação resulte em doações desses players para os pacientes do GRAACC. 

Essa ação, é uma realização do criador Mateus “Derponce” Yoshitani, que, juntou-se à Ogilvy Brasil e à 3C para assumir a criação da experiência no modo criativo do Fortnite (“Isto não é patrocinado, endossado ou administrado pela Epic Games, Inc “). Somando mais de 341 milhões de views e 50 mapas criados, o influenciador e seu time desenvolveram o game inspirado nas histórias e sugestões de alguns pacientes do Hospital do GRAACC. Nesse mapa, os jogadores embarcam em uma jornada emocionante e desafiadora, onde cada etapa reflete os sentimentos dos pacientes em tratamento no Hospital do GRAACC. 

“Nossos pacientes enfrentam uma jornada diária, superando várias etapas do tratamento. O mapa reflete essas fases vencidas por eles”, diz Tammy Allersdorfer, superintendente de desenvolvimento institucional do Hospital do GRAACC. A narrativa central é a jornada de superação, onde a esperança, a coragem e a resiliência são testadas em meio a emoções, medos e desafios. O objetivo final é continuar em busca da vitória sobre adversidades e a promoção da conscientização sobre o propósito do GRAACC de proporcionar todas as chances de cura, com qualidade de vida aos seus pacientes. 

“Desde março, quando a Epic anunciou que distribuiria parte de sua receita para mapas do modo criativo, estávamos em busca de como direcionar essa mecânica para amplificar causas sociais. O mapa do GRAACC une tudo o que existe de mais genuíno e poderoso nos games: uma forma inovadora de contar histórias com a força da comunidade unida e extremamente engajada”, explica Giovanna Cartapatti, Head de Estratégia Criativa da 3C Gaming

O mapa foi lançado no evento GRAACC Gaming Day, onde influenciadores do mundo game apresentaram o Mapa Criativo do Fortinite do GRAACC, alcançando uma soma de engajamento de 16,77M no Instagram, Facebook, X e portais de notícias. Além disso, um making off foi produzido também para lançar o mapa nas redes sociais, assista aqui. A durabilidade do mapa é perene, ficando disponível para ser jogado em qualquer momento para players de todo canto do mundo, e para acessar é preciso entrar com o código 0101-5488-9583 direto no Fortnite. 

“Vimos nesta ideia a chance de, não apenas conectar uma nova geração de doadores ao hospital do GRAACC, mas também despertar na comunidade gamer a vontade de doar mais para causas sociais, sejam quais forem elas”, ressalta Mathias Almeida, Diretor Executivo de Criação da Ogilvy Brasil. 

Campanha institucional: Mapa Criativo no Fortnite faz parte das estratégias de divulgação da campanha institucional do GRAACC “Vamos Vencer Essa Fase”, criada pela Ogilvy Brasil, que tem como narrativa o cuidado humanizado e a tecnologia de ponta presentes no hospital, que alcança índice médio de cura de 72%. A protagonista é Sarah Matias, de 14 anos, paciente da instituição. Ela compartilhou a experiência real de quem passou pelo tratamento contra o câncer e de como foi vencer essa fase. 

Sobre o​ Hospital do​ GRAACC: O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa. É a primeira instituição do país, especializada em câncer pediátrico, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. Anualmente, atende cerca de 4 mil pacientes de todo o país e realiza mais de 30 mil consultas, além de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos, 25 mil sessões de quimioterapia e radioterapia e cerca de 100 transplantes de medula óssea. Em mais de 30 anos de atividade, o​ Hospital do ​GRAACC elevou o patamar do tratamento do câncer infantojuvenil no Brasil, especialmente em casos de alta complexidade, com taxa média de 72% de cura.

Sobre a Agência Ogilvy: A Ogilvy Brasil é uma das agências mais premiadas do mundo criativamente. Em sua lista de clientes estão marcas como: Magazine Luiza, Adidas, Amex, BMW, Nestlé, Essilor, Hasbro, IBM, Kimberly- Clark, Leroy Merlin, Pfizer, entre outras. A identidade da Ogilvy é baseada em comunicar produtos e serviços que fazem as marcas serem importantes para as pessoas a curto, médio e longo prazo. Por isso, a Ogilvy inspira as marcas e as pessoas, e como consequência, impacta o mundo. Sob o olhar do conceito de David Ogilvy, nós continuamos buscando o verdadeiro poder da criação e da cultura publicitária. Com mais de 140 leões nos últimos anos no Festival de Cannes (2010 a 2022), agência do ano em Cannes em 2013 e mais de 28 Awards de D&AD, Wave, Clio, Lia, El Ojo e Wired, possuímos uma bagagem que nos faz olhar para a frente e nos manter criativos. Dessa forma, podemos oferecer para as pessoas uma linguagem expressiva e única na publicidade.

Sobre a 3C Gaming: Criada no final de 2020, a 3C Gaming é um gaming partner focada em criar, conectar e colaborar com talentos, marcas e comunidade para expandir os limites da cultura gaming todos os dias. Com Renan Philip, Fernando Hamuche, Allan Fernandes e Paulo Aguiar, ela gerencia as carreiras de Nobru, Cerol e Jefão e também co-administra toda a operação do time Fluxo Esports, sendo a responsável pela realização de torneios proprietários como a Copa Nobru e o Cerol Challenge. Em 2023, a empresa completou três anos de vida com diversos negócios gerados para seus parceiros, entre eles, talentos, plataforma de streaming, marcas e publishers. A 3C Gaming possui em seu portfólio projetos realizados para marcas como Bradesco, Amazon, LG, Casas Bahia, Heineken, iFood, Tencent, Banco next, entre outros.

FICHA TÉCNICA:  

CAMPANHA: Vamos Vencer Essa Fase – Play to Donate

CLIENTE: Hospital GRAACC 

PRODUTO: Institucional e plataforma 

AGÊNCIA: Ogilvy Brasil  

CRIAÇÃO: 

Chief Creative Officer: Sergio Mugnaini

Diretor Executivo de Criação: Mathias Almeida 

Direção de Criação: Claudia Pimenta, Eduardo Doss

REDAÇÃO:

Daniele Araújo, Pedro Alonso, Junior Silveira

DIREÇÃO DE ARTE: 

Drielle Fulco, Anna Ibañez, Rodolfo Krupka, Isabelle Pinheiro

CRIAÇÃO CONTENT:

Natália Pires, Willem Carpo 

ATENDIMENTO: 

Head de Atendimento: Denise Caruso

Diretora de Contas: Camila Camargo

Supervisora de Contas: Daiane Gois

Executiva de contas: Marina Machado

Estagiária de atendimento: Bruna Rosa 

PLANEJAMENTO:

Supervisor de Planejamento: Giovanni Cozer

Assistente de Planejamento: Karen Ferreira

PR Ogilvy: Raphaela Brito

CONTENT: 

Head de content: Indra Sestini

Content Strategist Director: Ton Oliveira

Content Strategist: Stella Santana e Augusto Oliveira

DATA INTELLIGENCE:

Especialista Data Research & insights: Pietro Queiroz

Analista Data Research & Insight Sr.: Patricia Corazza

OPERAÇÕES:

Diretor de Operações: Luis Velloso 

PRODUÇÃO RTV: 

Diretora de Produção: Fabiola Thomal

Producer: Francini Santiago

JURIDÍCO:

Gerente Jurídico: Guilherme Teixeira

3C GAMING: 

CEO: Renan Philip

CCO: Paulo Aguiar 

Direção de Criação: Lucas Pinheiro 

Direção de Arte: Lucas Pinheiro 

Head de estratégia criativa: Giovanna Cartapatti  

Head de Atendimento: Marcelo Trivilato 

Atendimento: Rayanne Lourenço  

Gerente de Projeto: Jéssica Benatto 

Planejamento de conteúdo: Matheus Viana

Head de Produção: Stephan Natal 

Produtor: Raphael Filt 

Advogadas: Victoria Cerioni e Anna Vitória Liporini 

Streampack Design: Euller Araujo 

Diretor Artístico: Yan Vinicius Schuawb  

CRIADORES: 

MAPA 

Derponce

CONTEÚDO 

Bruno “Nobru” Goes, Victor “Coringa” Augusto, Igor “Gorila” Alan, Henrique “Sharshock” Mancini, Letícia “Letiltz” Paz e Samira Close.

Hospital do GRAAC criou mapa criativo no Fortnite. Foto: Reprodução/Instagram

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Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

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