Embora o Natal seja a data de maior comercialização para consoles e games, são poucos os jogos dedicados ao evento em quaisquer plataformas. Mas foi essa a data de aposta da Sega em 1996, ao apresentar Christmas NiGHTS into Dreams, game bônus lançado naquele final de ano para combater os consoles concorrentes da Nintendo e da Sony.
À época, a Sega levava uma surra mercadológica de ambas as empresas. O Playstation da Sony, lançado menos de dois anos antes, era a plataforma revelação, desejada por todos à excessão dos fiéis nintendistas, que festejavam o lançamento naquele mesmo ano do Nintendo 64 e Super Mario 64, com o encanador italiano em 3D.
Foi nesse contexto que a Sega se viu obrigada a criar um produto para alavancar seu console, que ainda não possuía nenhum killer app. Nights, o personagem introduzido na história da empresa para o próprio Saturn em meados de 1996, era a escolha perfeita, pela receptividade do game e pelo fato de ter à frente do projeto o lendário produtor Yuji Naka, acompanhado pelo Sonic Team, o primeiro escalão de desenvolvedores da empresa, e Naoto Oshima, designer de personagem.
Christmas NiGHTS into Dreams era apenas um jogo demo, oferecido como brinde em revistas de games e nas lojas de brinquedos, com apenas duas fases, mas que explorava as possibilidades de navegação em 3D oferecidas pelo console e estava alinhado com as festividades de fim de ano.
O game mantém as características do jogo original, mas transporta o jogador a mundos transformados de belos cenários natalinos e músicas temáticas, com paisagens de neve, luzes brilhantes e confeitos. Cada mundo tem uma aparência totalmente diferente, com sinos substituindo estrelas, anéis transformados em guirlandas, e os Ideya Captura remodelados como enormes árvores de Natal lindamente decoradas.
Outro pequeno detalhe do game que mostra o cuidado da equipe de produção com o projeto é a identificação da data, que oferece diferenciais dentro do jogo. Ao ligar a Saturn com o disco Christmas Nights em seu interior, se a data jogada correspondia a alguma das festividades presentes no game, o jogador podia conferir certas mudanças no modo de jogo, aludindo ao Natal ou com a mensagem “Feliz Ano Novo”, na virada do ano. A presença de Sonic configura também a primeira aparição em 3D do porco-espinho corredor, antes mesmo do lançamento de Sonic Adventure.
Uma das considerações mais recorrentes dos sites especializados em games confere ao game a condição de precursor dos DLC, os Downloadable Contents hoje muito comuns em todos os jogos, em uma época em que a internet ensaiava seus primeiros dias de acesso público. Ainda que não fosse o primeiro exemplo dessa tecnologia, foi talvez o mais expressivo de sua época.
Pelo espírito natalino, NiGHTS into Dreams merece ser comemorado e relembrado nesse aniversário de 20 anos. Feliz Natal!
Fonte: Play'n'Biz
Ele está fazendo o drama ‘Queer’
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas