Cultura

Integrantes do Yes são processados por suposto roubo de música

Dois membros do Yes, o guitarrista Steve Howe e o vocalista Jon Davison, foram citados em um processo que afirma que eles “conspiraram” para roubar uma música de um colaborador. Esses documentos — que estão no Distrito Central da Califórnia e foram relatados pela Rolling Stone (via Ultimate Classic Rock).

Os arquivos apontam que a canção “Dare to Know” do álbum “The Quest” (2021), é uma cópia de “Reunion”, gravada em 2012 pelo artista prog Riz Story.

O artista esteve em uma banda com Davison e o falecido baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, nos anos 90. Eles continuaram a colaborar ao longo dos anos.

Quando o cantor se juntou ao Yes em 2012, Story — cujo nome verdadeiro é Rudolph Zahler — se envolveu com a banda, auxiliando na audição do amigo, trabalhando em material e sendo conectado a um papel de produção que eventualmente não aconteceu.

Sua música “Reunion” foi lançada apenas como parte da trilha sonora do filme “A Winter Rose” de 2012. Davison, de acordo com Story, estava ciente do trabalho e o elogiou. Diz um trecho do documento:

“O Sr. Davison decidiu simplesmente ‘roubar’ a música ‘Reunion’ do Sr. Zahler para o álbum, em vez de obter a permissão do Sr. Zahler. Adicionaram novas letras, afixaram o nome ‘Dare to Know’ e atribuíram crédito exclusivo de composição ao Sr. Howe”.

Companheiros de banda do Yes também são acusados ​​de terem “conspirado” para esconder sua violação de direitos autorais ao deixar o nome de Davison fora dos créditos.

Foi relatado que uma testemunha especialista determinou que as duas músicas têm uma “similaridade de tom de 96%, o que é extremamente alto”. O especialista disse:

“O fato de ambas as músicas apresentarem similaridades melódicas e rítmicas tão fortes, além de também usarem a mesma sequência harmônica distinta, cria uma similaridade muito forte que seria extremamente improvável de ocorrer apenas por acaso”.

Nenhum comentário foi dado pelo Yes ou pelos co-réus Sony Music e InsideOut Music.

Com informações do Whiplash.net.

Yes. Foto: PATRICK KOVARIK/AFP

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!