Cultura

James Earl Jones, voz do Darth Vader, morre aos 93 anos

Ator e dublador James Earl Jones, conhecido pela imponente voz do vilão Darth Vader na saga Star Wars, morreu nesta segunda (9), aos 93 anos. A informação foi confirmada por representantes do ator ao Deadline. De acordo com o site, Jones faleceu na própria casa, na manhã de hoje. Até a publicação desta matéria, a causa da morte não foi divulgada.

A ator construiu Darth Vader usando sua voz grave como um os maiores personagens da cultura pop de todos os tempos. Em mais de 60 anos de carreira, o astro passou pelos palcos do teatro, cinema, TV e mais. A estreia na telona veio em grande estilo com Dr. Fantástico (1964), de Stanley Kubrick.

James Earl Jones colecionou ainda papéis como o Mufasa, em O Rei Leão (1994), o rei Jaffe Joffer, em Um Príncipe em Nova York (1988), Campo dos Sonhos (1989), com Kevin Costner, e a comédia Click (2006), com Adam Sandler.

Ele era ainda um dos seletos nomes da cultura internacional a atingir a posição de EGOT, por conquistar um Emmy, Grammy, Oscar e Tony Award. Seu último papel foi Um Príncipe em Nova York 2 (2021), onde retornou no papel do pai do folgado e divertido personagem de Eddie Murphy. James Earl Jones deixa um filho.

Com informações do Jovem Nerd.

James, a voz de Vader (Prime Video/Divulgação)

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!