Cultura

‘Jogo do tigrinho’ e outros cassinos contratam crianças como influenciadores e fere leis

Jogos de azar na internet, entre eles o que ficou popularmente conhecido como “jogo do tigrinho”, estão pagando influenciadores menores de idade brasileiros para divulgar as casas de apostas no Instagram. A estratégia agressiva de promoção deles na internet, que já é conhecida nas redes sociais, está sendo direcionada para crianças e adolescentes.

Isso aparece em uma investigação do Instituto Alana, organização voltada à proteção dos direitos das crianças, e que auxiliou na aprovação do Marco Legal dos Games sem os fantasy games, as apostas disfarçadas.

As crianças e adolescentes que têm feito a divulgação dos jogos de azar tem entre 6 e 16 anos e um grande alcance entre brasileiros. O s canais têm entre 200 mil e mais de 9,5 milhões de seguidores, muitos deles também crianças.

Jogos de azar são ilegais e proibidos no Brasil. Divulgá-los e promover seu uso por crianças e adolescentes fere leis de proteção à infância e regras de entidades como o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Essas informações são de uma reportagem de Letícia Mori na BBC.

Smartphone e notebook. Foto: Wikimedia Commons

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