Hoje em dia existe uma quantidade enorme de jogos no mundo. É possível encontrar títulos de plataforma, RPG, jogos de luta e de muitos outros gêneros icônicos.
Vários desenvolvedores e estúdios nos deram algumas entradas realmente incríveis em todas essas categorias e muito mais, mas a variedade é o tempero da vida e uma das melhores formas de inovar e manter as coisas excitantes é misturando esses diferentes gêneros consagrados para produzir algo verdadeiramente único.
Nesse sentido, abaixo será possível conhecer os games que fizeram sucesso com o público nacional e internacional ao combinar diversos estilos de uma maneira surpreendente.
Puzzles, shooters e plataformas de uma forma nunca vista
É inegável que a série Portal da Valve é um tipo de jogo muito diferente. O game utiliza a familiaridade das mecânicas de jogos de tiro em primeira pessoa com a movimentação clássica de títulos de plataforma para levar o entusiasta para um universo maravilhosamente inventivo com base em portais que podem ser usados à vontade para navegar pelo mundo e que depende das habilidades de resolução de quebra-cabeças – e não de reflexos rápidos – para ser vencido.
Os quebra-cabeças contidos em Portal e sua sequência Portal 2 são até hoje considerados alguns dos mais alucinantes e criativos já criados e a introdução de mods e outras novidades fazem com que o jogo se mantenha fresco e interessante mais de uma década após seu lançamento original – isso tudo sem mencionar a trilha sonora inesquecível de autoria de Jonathan Coulton.
Poker e tetris em uma combinação inesquecível
Outro título incrível que conquistou a atenção dos jogadores ao redor do mundo é o inusitado Tetris®+ Spin & Go, que mesclou o formato de campeonatos de poker com elementos do inesquecível jogo de combinação de blocos.
Torneios de poker Spin & Go’s são competições para três jogadores que contam com mecânicas rápidas e diferentes possibilidades a cada início de jogo. Sendo assim, não é surpresa que o Tetris, um título que também conta com peças iniciais aleatórias e depende da habilidade do jogador para ser vencido, combinasse tão bem com a modalidade.
O jogo utiliza a mecânica básica dos Spin & Go, mas além de ter que vencer o torneio, o jogador também deve, assim como ocorre no Tetris, completar as linhas para conseguir subir de nível.
São necessárias cinco linhas completas para aumentar um nível e como o número delas depende tanto da posição final do entusiasta no torneio quanto do multiplicador da Spin & Go, é preciso ser muito rápido no raciocínio e habilidoso para se destacar.
Para completar o alto nível de emoção envolvido, se o usuário não completar as linhas os diversos blocos de tetris começam a atrapalhar seu campo de visão do jogo e podem até mesmo levar a um game over, de modo que cada partida possui um ritmo acelerado que torna a jogabilidade tão prazerosa quanto recompensadora a cada vitória alcançada e linha eliminada.
Pinball e estratégia em tempo real
Considerado um dos conceitos mais originais e únicos de todos os tempos, Odama fez o impensável ao unir mecânicas de estratégia em tempo real com a jogabilidade das tradicionais máquinas de pinball para criar algo que só pode ser descrito como revolucionário.
O título coloca o jogador no controle da Odama, uma bola de pinball gigante que deve ser utilizada de forma estratégica para esmagar as fortificações e unidades inimigas para abrir caminho para que o seu próprio esquadrão consiga avançar e vencer as batalhas.
Como se essa combinação já não fosse o suficiente para que o game fosse considerado inovador até mesmo nos tempos atuais, o jogo ainda contava com um microfone que permitia dar ordens e diferentes comandos ao vivo para as tropas para que elas se movimentassem para longe da bola de pinball, o que adicionava mais uma camada de complexidade.
Nenhum jogo até o momento conseguiu replicar o que Odama fez, mas é certo que o título abriu caminho para diversos tipos de experimentação e até hoje é considerado um marco na história dos games.
O que ele, que é um gigante da música, quer em 2025
Paul solo