Jogos online gratuitos permitem aprender história com diversão

Educação lúdica

  • Avatar
  • por em 14 de abril de 2021

Jogos online gratuitos permitem aprender história com diversão. Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes do curso de graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, está produzindo jogos que permitem aprender História de forma lúdica.

O grupo está desenvolvendo jogos interativos em plataformas do Google dentro do Programa de Residência Pedagógica do curso de História.

Com criatividade, o grupo está levando jogos de quebra-cabeça, tabuleiro e cartas para computadores e celulares, com conteúdos historiográficos para interação entre duas ou mais pessoas, por meio das ferramentas Google Meet e Google Jamboard.

Elaborados com imagens coloridas e didáticas, unidas à possibilidade de interação, esses recursos favorecem que os processos de ensino e aprendizagem sejam uma experiência coletiva e divertida, como afirma a coordenadora do grupo:

“Na História há temas maravilhosos para serem trabalhados que por si só inspiram a imaginação e a narrativa. Então, por que não juntar essas duas coisas: o jogo e a História?”, comentou a coordenadora do projeto Cláudia Monteiro.

“Elaboramos, por exemplo, o jogo Terra à Vista, sobre as navegações portuguesas e as condições de vida da tripulação. Já o Rotas do Deserto narra um pouco do cotidiano das viagens das caravanas de camelos no Saara e a importância dessas rotas para a expansão do Islã na África e para o desenvolvimento dos grandes reinos do Sahel”, destacou a docente.

Os jogos abrangem conteúdos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, a exemplo do Quebra-Cabeças Renasceninjas (vide iagem do artigo), e estão disponíveis para download no site da Residência Pedagógica em História da Unioeste, acompanhados de instruções.

Vimos no Café História.

LEIA MAIS – Conheça 17 empresas que estão definindo o futuro dos games brasileiros

Fatec’s Out é o game brasileiro de 2020 segundo a pesquisa Drops de Jogos/Geração Gamer

Opinião – Death Stranding é sobre futuro; Cyberpunk 2077 é passado. Por Pedro Zambarda

Veja o vídeo da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.