Jovem Nerd diz não usaria IA para redação de jornalismo - e acaba utilizando - Drops de Jogos

Jovem Nerd diz não usaria IA para redação de jornalismo – e acaba utilizando

Após o fim do NerdBunker

Em junho de 2025, após as demissões de praticamente todo NerdBunker, a redação jornalística do Jovem Nerd, que hoje pertence à bilionária Magazine Luiza, os fundadores do site, podcast e canal de YouTube, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, deram um pronunciamento oficial dizendo que não utilizarão IA no lugar dos ex-funcionários.

A declaração foi dada no NerdCast 982. “Não usaremos inteligência artificial enquanto a gente fizer parte dessa empresa e somos gratos aos colaboradores que contribuíram para a construção do NerdBunker”, afirmou Alexandre, o Jovem Nerd.

Em 22 de setembro, no entanto, o site quebrou a própria promessa na nota: “NerdCast RPG Western: O Inferno do Deserto (segundo o ChatGPT). Colocamos a inteligência artificial para bolar uma possível aventura no velho oeste”.

O texto é redigido utilizando imagem de inteligência artificial generativa, enquanto o veículo de comunicação reduziu seu investimento em produção de notícias, reprodução de hardnews e de trabalho jornalístico.

Complicado.

A nota está aqui. O espaço de outro lado está aberto para esclarecimentos do Jovem Nerd.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jeferson

Putz, mas parece um hate muito gratuito com os caras, no fim do texto eles mesmos falam que é uma brincadeira

Pedro Siqueira

Pedro. O post foi feito justamente como uma sátira ao uso de IA na criação audiovisual. E você saberia disso se tivesse lido. Abraços.

Yarrick

Mas aí você tá de sacanagem né meu irmão? Se você tivesse escrito o post pra parecer que foi a IA, imitando ela e zoando com a mediocridade que ela produz, aí sim se enquadra como sátira. Você simplesmente só deu ctrl c ctrl v no chatgpt, jogou aquele recadinho no final e quer me falar que é sátira?? Vou cagar no chão e falar que é sátira de quem joga merda em espaço público. O sr é um fanfarrão.

Alvin

Vc tá de sacanagem irmão? Vc leu alguma coisa, entendeu o que tá rolando, ou só tá querendo pagar de bolado? Vc é burro.

Yarrick

Te garanto que entendi o que está acontecendo, mas você tá perdido. Não existe sátira a IA usando a porra da IA. Isso só é burrice mesmo, e mais burro ainda é quem consome essa merda de artigo e acha que tá lindo e maravilhoso. Jovem Nerd é um site vendido, e você é cúmplice disso por consumir esse conteúdo e defender uma “sátira” bizonha dessa. Não há mais escrúpulos, nem auto- crítica. Só resta a ignorância e o desespero para produzir mais antes que a Magalu acabe com a marca.

Pedro Siqueira

Beleza mano,
Vai avisando aí

Cesar

Não sei o que é pior: o redator que não entende uma ironia simples, ou que a única coisa que ele escreveu na matéria sem ser a notícia genérica em si é “complicado”. Tem que substituir por ia uns cara desse mesmo.

Adilson

Pois é né.. soou muito amador e rancoroso..kkk e olha que sigo JN desde Nerdcast 13-15, sei lá, percebi como piorou a produção e dedicação deles, mas dar hate nisso aí é bobagem.

Aaa

Amigo, nerdcast de rpg com um cenário feito pelas alucinações do chatGpt seria extremamente original, e nada tem relacionado com redação de artigos. Pare de ser burro funcional.

João Pedro

Pô, meu amigo, os caras não fizeram uma reportagem usando IA, de fato, substituindo uma pessoa, a pessoa teve a ideia, a ideia foi aprovada, ela redigiu criticamente antes de usar IA e só usou para fazer um “What If”. Essa notícia aí é muito tendenciosa, não é como se só a IA estivesse fazendo todo trabalho.