Em razão desse modelo motivacional, é natural que educadores procurem nesse contexto formas de ação para estimular o aprendizado a partir da gamificação. Não faltam informações na rede para ajudar o iniciante no tema a melhor conhecer as premissas da gamificação, mas uma obra recente reúne textos de vários profissionais brasileiros que analisam ou apresentam boas experiências com o recurso.
O livro Gamificação na Educação, organizado por Patricia Beiging e Raul Inácio Busarello, elaborado em 2014, está disponível para download gratuito em formato PDF e pode ser bastante esclarecedor para a compreensão do significado e uso da gamificação como plataforma educacional.
Informações como design motivacional no processo de gamificação para escolas, a teoria do Flow, que parametriza estímulo de progressão e níveis de dificuldade, e modelos de interface para aprendzagem gamificada estão entre os textos apresentados no livro.
A obra está disponível na rede sob licença Creative Commons, que permite livre compartilhamento com os devidos créditos aos responsáveis pela criação.
Para efetuar o download basta acessar o site da Divisão de Bibliotecas e Documentação, da PUC-Rio, através desse link.
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…