O Ludo é um jogo de tabuleiro muito popular passado de geração em geração. O game surgiu na Índia, em meados do século VI e se disseminou por todo o mundo através dos ingleses. Atualmente, é possível jogar ludo online, uma versão digital e mais simplificada do jogo.
Para aprender como jogar ludo é preciso entender o objetivo do jogo, que é percorrer o trajeto do tabuleiro com todas as peças e chegar à casa central antes de seus oponentes. Simples, né?! Então vamos para as regras.
O Ludo pode ser jogado no mínimo com duas e no máximo com quatro pessoas. Cada jogador escolhe uma cor (vermelho, verde, azul ou amarelo) e recebe quatro peões. Para definir o andamento da partida, o dado é lançado em cada rodada.
Geralmente, o tabuleiro é composto por 72 casas no total, além de 4 áreas iniciais e 4 áreas finais. Tais áreas possuem as cores idênticas às cores dos peões, determinando qual o espaço inicial e final de cada jogador.
Ao começar a partida, cada jogador lança o dado e se tirar “ 1” ou “6” poderá movimentar o peão. Caso contrário, terá que passar a vez até conseguir sortear os números determinados.
Após tirar um “6” e colocar um peão no tabuleiro, jogue o dado novamente para descobrir quantas casas você deve andar. Os peões não podem retroceder e só devem andar para frente no sentido horário.
Apesar de se tratar de um jogo de sorte, que depende quase que exclusivamente dos números lançados no dado, o Ludo possui algumas regras que o tornam mais divertido e competitivo.
Exemplificando: se um peão cair no mesmo lugar que o oponente já está, este terá sua peça capturada e deverá voltar ao início do tabuleiro. Isso porque o jogo não permite que duas peças ocupem a mesma casa, com exceção das casas duplas (que são sinalizadas).
Bônus: o “6” é o número premiado no Ludo, pois ele possibilita avançar uma peça em 6 casas e jogar o dado novamente. Mas, como nem tudo são flores. Se o número “6” cair três vezes seguidas, o jogador é obrigado a passar a vez.
A reta final trata-se das casas coloridas expostas no tabuleiro, cada jogador possui uma reta de sua cor. Tais retas agem como uma ponte que liga as casas comuns (geralmente brancas) do jogo até a área final de cada jogador.
As retas possuem regras simples: os peões azul só podem acessar a reta azul, os vermelhos só podem acessar a reta vermelha e assim por diante. Para alcançá-los é preciso dar quase uma volta no tabuleiro, o que acontece já no final do jogo.
Para chegar até a tão cobiçada área final, o dado deve chegar a um número exatamente igual à distância do peão até a área, o que encerraria o turno para o dono daquela peça. Se o resultado for maior que a distância determinada, o jogador não poderá se movimentar.
Quando uma peça alcança a área final, o jogador recebe um turno extra. Mas, lembre-se que para vencer a partida é preciso chegar com todas as 4 peças até a área final. Sinal de que ainda tem muito jogo pela frente, né?!
Kojimão gostou de Coringa 2 do Todd Phillips
Um dos caras que fundou o metal
Dark Side of the Moon
Wolverine detona o Deadpool
Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…
Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…
Ver Comentários
Eu inventei regras novas, transformando as cores em times, e se uma peça cair em cima da outra, ela morre, ou seja, sai do jogo e o time fica com um a menos, e assim por diante. Se a peça estiver na seta colorida, não morre e sim volta pra casa.
creo que es bueno tambien poder usar para ludo online