Cultura

Exclusivo: Os bastidores do dia em que quase foi votado o Marco Legal dos Games

Por Pedro Zambarda, editor-chefe do Drops de Jogos.

Drops de Jogos está em contato com diferentes fontes que pedem anonimato, mas que trazem detalhes interessantes do dia 15 de agosto de 2023, quando o lobby dos fantasy games, jogos que podem ser associados com loteria, tentaram empurrar o Marco Legal dos Games, PL 2796, de autoria do deputado Kim Kataguiri do União Brasil.

Já noticiamos que o “regime de urgência” adotado para aprovação rápida da votação tem a ver com articulações do Centrão, que esperava levar o Ministério do Esporte, segundo nota na Coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.

Algumas informações do dia trazem alguns detalhes curiosos.

Nervosismo da ABFS em Brasília

A Associação Brasileira de Fantasy Sports fez mais de uma dezenas de postagens em suas redes sociais, todas com alcance baixo e dando a entender uma grande adesão ao PL, que foi ignorado no dia por Kim Kataguiri e pelo MBL. O presidente da ABFS, Rafael Marcondes, que estava nervoso no dia, deu uma entrevista ao Metrópoles e não deixa de querer aparecer na imprensa.

O resultado não saiu como o esperado. Por isso frustração que o executivo sentiu naquele dia.

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Leila Barros. Foto: Divulgação/Twitter

Quem realmente ficou contra o Marco Legal dos Games

Nossas fontes asseguram que a parlamentar mais vocal contra a matéria foi a senadora Leila Barros (PDT-DF). Leila pede o óbvio. Que a matéria seja corretamente debatida com os setores interessados. No entanto, diferente do que informou a revista Istoé, que parece tentar colocar a parlamentar contra a Confederação Brasileira de Voleibol por eles usarem fantasy games em promoções, a ex-jogadora de vôlei Leila Barros não foi a única.

Da centro-esquerda até a extrema direita, o tema não ganhou adesão da Casa, o que se mostrou na decisão sem contestação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de retirada da pauta. O senador Carlos Viana (Podemos) lembrou de estudos sobre games e violência e até o senador do PL Marcos Pontes, ex-ministro do ex-presidente Bolsonaro, ficou contra a matéria.

O PL 2796 deve ser rediscutido em comissões, com possibilidade de ser reformulado. A bola está com o relator, senador Irajá.

A dúvida que permanece: se os fantasy caírem fora do PL, eles entram na Medida Provisória 182/2023, que pode taxar apostas?

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Ver Comentários

  • Parabéns Pedro Zambarda, você é um imbecil alienado por essa ideologia baseada na morte, você e a Leila Barros são o termo que você tanto se esforça a esconder: extrema-esquerda!!!

    Redução de impostos é algo impensável pra pessoas como você sem massa encefálica a ponto de enxergar que o que separa um produto "superfulo" ou "de luxo" é exatamente a carga esmagadora de impostos, tem idéias retrógradas ultrapassadas a ponto de ser comparável a neandertais. Sabe o que é curva de Laffer? Estes altos impostos só prejudicam o consumidor e o próprio estado, reduzir a tributação resultaria em mais arrecadação para investimento em educação e no SUS, que é uma merda! Ou até para algo muito mais louvável no seu ponto de vista: comprar móveis de luxo pra primeira dama!

Posts Recentes

Canal Meteoro Brasil aborda Lula sancionando com um veto o Marco Legal dos Games

Assunto que precisa ser mais discutido

43 minutos atrás

Ana Xisdê diz como criar conteúdo de The Sims na internet

Para entender produção de conteúdo

12 horas atrás

O Marco Legal dos Games trata games como cultura

Games também é educação e pode ser usado corretamente por crianças

13 horas atrás

Depois da pandemia, Hideo Kojima anuncia retorno aos eventos no Japão

Ele não ia em eventos japoneses desde a Tokyo Game Show de 2019

17 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!