O Drops de Jogos tem muito a comemorar nesse ano de 2017. Foram grandes reportagens e muitas notícias em primeira mão, apesar das dificuldades que o país vive (e também se refletem no jornalismo como um todo).
Entre as boas informações, vale relembrar o lançamento do Bojogá – Catálogo Brasileiro de Jogos Eletrônicos 2017, projeto capitaneado pelo docente e pesquisador Daniel Gularte, do Ceará, e um incansável defensor da cultura dos jogos digitais.
O catálogo é resultado de um fomento conquistado a partir do edita de incentivo à cultura digital, patrocinado pela Prefeitura de Fortaleza e pela Companhia Acontece, que viabilizou a produção de textos que resgatam informações preciosas sobre os games e consoles, desde os anos 1970 até a virada do milênio.
"Como uma publicação de cunho acadêmico e registro de pesquisa, o catálogo é uma ferramenta importante para consulta de dados técnicos para pesquisadores, colecionadores e entusiastas", explica o texto do site Bojogá, que também se propõe a restabelecer conteúdos e dados importantíssimos sobre os videogames e sua cultura.
Como afirma o idealizador e curador do projeto, a produção "é uma forma de fazer com que alunos e pesquisadores trabalhem juntos na preservação dessa história, que muitos nem conhecem". O melhor de tudo: sendo resultado de um investimento público, o catálogo é um trabalho disponível para ser baixado e estudado gratuitamente.
Ainda não há previsão de impressão do material na forma de um catálogo físico, mas Daniel Gularte vem trabalhando com empenho nessa iniciativa.
"O que fizemos ao longo de 2017 foi coletar mais algumas informações para lançar uma versão atualizada em fevereiro de 2018, em versão tambem digital", explicou o docente, em rápido bate papo com o Drops de Jogos. "Enviei o projeto para outros editais e, quem sabe, rola uma versão fisica", finalizou, com otimismo típico de quem vem trabalhando pela preservação da cultura dos jogos digitais há muitos anos.
Para quem não sabe, além de lecionar sobre jogos digitais, Gularte é arquiteto, designer de games e autor do livro "Jogos Eletrônicos – 50 Anos de Interação e Diversão", com tiragem esgotada no site da editora, mas dispoinível para aquisição em outros sites de livrarias.
Para baixar o catálogo, clique nesse link. Conheça também o Bojogá, site recheado de boas informações sobre games.
Opinião do guitarrista que trabalhou com Ozzy
Ex-beatle pós-banda
Os criadores dos Rolling Stones
Paul foi embora