Cultura

Exclusivo: Ministérios do governo Lula afirmaram no Senado que fantasy deveriam estar fora do Marco Legal dos Games

O presidente da RING, associação regional de desenvolvedores de games do Rio de Janeiro, Márcio Filho, falou com exclusividade ao programa Drops Debate 210 nesta segunda (25). Ele deu detalhes, além do que apareceu na sessão do Senado, sobre a atuação das assessorias técnicas do governo Lula contra a inclusão de fantasy no Marco Legal dos Games.

Fantasy Games, por serem games com premiação em dinheiro, tem uma aproximação com apostas esportivas. A representação deles na sessão de 20 de setembro era através de uma associação própria chamada ABFS. ABRAGAMES e associações de desenvolvedores de jogos indies estão contra a inclusão deles no PL 2796.

Márcio chegou a dizer nesta entrevista que se fantasy permanecerem no Marco Legal de Games, bets entrarão na área disfarçados de fantasy games no dia seguinte.

O presidente da associação diz o seguinte sobre o governo a partir do minuto 1:20:00 da live: o Henrique de Oliveira, secretário de Ciência e Tecnologia, estava lá falando em nome da ministra Luciana Santos, mostrando que havia um representante do governo para falar. E não só a assessoria técnica estava falando, mas o ministério da Tecnologia subiu à tribuna para falar.

E disse que fantasy games e jogos são duas coisas distintas. Disseram que jogos de fantasy, termo que eles também desconhecem, foram parar dentro da definição de jogos eletrônicos. É declarado de parte do ministério da Tecnologia que precisam ser duas coisas separadas.

É declarado pelo ministério da Fazenda, do Haddad, que eles entendem que não são a mesma coisa. Em que pese o que se entende como jogo de aposta, o ministério da Fazenda declarou o mesmo. Fantasy deve ser tratado num texto à parte.

LEIA MAIS

1 – Rádio Geek resenha Street Fighter 6 em vídeo

2 – Sangue, Suor e Pixels é o melhor livro sobre história de desenvolvimento de jogos. Por Pedro Zambarda

Controle de videogame. Foto: Wikimedia Commons

Informação de bastidor: O ministério da Cultura soltou hoje sua nota técnica sobre a matéria. A última nota técnica era de junho. O ministério da Cultura também agindo incisivamente nessa questão.

Outra informação importante de dizer é sobre a atuação da liderança do governo, com o senador Randolfe Rodrigues, a quem deixo meu abraço e minha saudação, figura aberta ao diálogo, e assim montamos a frente ampla a respeito deste tema.

Assista a live completa abaixo.

LEIA MAIS NO DROPS DE JOGOS

Veja os vídeos da semana acima.

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Plataformas de streaming precisam ser reguladas, aponta debate no CCS

Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…

5 horas atrás

Projeto quer “botão de emergência” para motoristas profissionais

Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…

5 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!