Atualmente, os efeitos visuais e animações são essenciais em uma edição. Isso porque, quando bem-feitas, elas ajudam a dar vida e emoção para qualquer cena. Desse modo, qualquer um que quer atingir esse objetivo, precisa saber como usar motion tracking.
Basicamente, o motion tracking pode ser aplicado em jogos, filmes ou até mesmo série. Ou seja, quase tudo que envolva o audiovisual, pode ter uma contribuição dessa ferramenta. Então, se despertou o seu interesse, saiba mais sobre ela e aproveite para descobrir quais são os 3 melhores editores de vídeos gratuitos.
O motion tracking é um processo de gravação que tem como objetivo capturar o movimento. Dessa forma, ele consegue rastrear objetos de forma manual e automática. Além disso, com ele você pode adicionar textos, imagens, Gifs e efeito no caminho que foi rastreado.
O que define se o processo de rastreio será manual ou automático é o software escolhido. Por exemplo, o editor Wondershare Filmora, que é um dos melhores do mercado, em sua nova versão, já tem o motion traking incluído. Ou seja, você não vai precisar procurá-lo para fazer as suas edições.
Antes de começar a usar, você precisa saber que essa ferramenta faz a separação do sujeito do seu vídeo de forma automática com base no contrate. Mas, para ele conseguir fazer isso, o sujeito precisa ter um destaque maior perante os demais.
Como usar motion tracking no começo pode ser um pouco complicado, o ideal é usar exemplos para que fique mais visual. Então, imagine que você está fazendo um vídeo de jogo de carro, para que esse editor identifique o carro “x” é o sujeito, esse objeto precisa estar com um destaque maior em relação aos demais.
É importante saber que editor de vídeo, possui a filmadora que faz o processo de forma automática. Ou seja, basta você destacar o sujeito, que ele será separado e caso ocorra alguma inconsistência a correção pode ser manual. Entretanto, existem outras formas em que todo o processo deve ser manual. Logo, tudo vai depender do que você busca.
O uso do motion tracking é bem intuitivo. Logo, mesmo que você ainda não tenha muita experiência na área de edição de vídeos, conseguirá fazer o processo sem dificuldades. Então, para ficar mais claro, siga esse passo a passo:
Depois de todo esse processo, você vai saber como usar motion tracking de olhos fechados. Entretanto, para saber se tudo ficou conforme o esperado, lembre-se sempre de reproduzir e conferir todo o resultado, inclusive, no momento da conferência, revise se o conteúdo não pode sofrer indício de plagio. Afinal, se isso acontecer, todo trabalho será perdido.
Para desativar o motion tracking, você precisa desmarcar a caixa que fica ao lado da edição de vídeo. Para isso, clique duas vezes no seu clipe e acesse o guia de vídeo. Assim, essa opção irá abrir logo em seguida.
É importante fazer esse processo toda vez que você terminar a edição. Afinal, dessa forma, será possível evitar que alguém mexa e acabe editando sem querer algo que não deveria. Logo, esse método serve para se precaver de acidentes.
Agora que você já sabe como usar o motion tracking, chegou a hora de descobrir quais são os melhores editores para te auxiliar nessa tarefa! Vale trazer que, algumas pessoas, quando estão no início de um projeto, tendem a dar preferência a ferramentas gratuitas. Então, se esse é o seu caso, veja alguns editores de vídeos gratuitos que podem ajudar.
Como já foi mencionado, a Filmora é um dos melhores editores de vídeos. Isso porque, ela tem uma plataforma superintuitiva e provida de diversas formas de edição. Logo, com ela, você fará uma edição única e inesquecível.
Visando a satisfação do cliente, a Filmora é uma das poucas editoras de vídeo profissionais que fornece um teste completamente gratuito. Ou seja, você poderá fazer uso da plataforma sem nenhum custo e somente se gostar, terá que pagar uma taxa ínfima, quando comparada aos benefícios que ela fornece.
O DaVince Resolve é um editor de vídeo profissional. Desse modo, ele é perfeito para quem quer criar vídeos de jogos perfeitos e mostrar que faz uma excelente edição, mesmo com pouca experiência no mercado.
Vale trazer que, esse editor tem a versão gratuita e paga. Na primeira, você consegue realizar a edição, correção de cores, gráficos em movimentos e efeitos visuais. Logo, ele tem várias modalidades que podem atender as necessidades de quem está começando.
Um ponto interessante sobre o DaVince, é que ele permite que o usuário faça as edições com a mesma qualidade do vídeo original. Além disso, ele tem um sistema bem fácil e prático de usar.
O Kapwing é um dos poucos editores de vídeos gratuitos que suportam arquivos em formatos diversos, como Mp4, MOV e AVI. Uma parte boa desse programa é que ele tem modalidades prontas. Por exemplo, se você quiser gravar um vídeo para o TikTok, pode usá-lo sem dificuldades.
Caso queira, existe o chamado “quadro branco” no programa, que permite uma edição livre. Ou seja, você pode deixar o vídeo na forma que achar mais conveniente. Vale trazer que ele permite, cortes, adição de legendas, inserção de trilhas sonoras e inserções. Logo, ele é uma excelente ferramenta para quem procura versatilidade e praticidade.
O OpenShot vídeo Editor é um software que permite a transição, animação e controle de tempo nos vídeos. Desse modo, fica evidente que quando comparados aos outros, ele tem funcionalidades mais reduzidas.
É importante trazer que essa ferramenta, apesar de não ter muitas variações, é dotada de 400 opções de transições de clipes. Ou seja, com ela você pode criar efeitos incríveis. Além disso, ela é ideal para quem está começando.
O Wevideo é mais voltado para vídeo de jogos para redes sociais. Logo, se você quer postar partes de algumas partidas ou até comentários, ele pode ser o ideal. Mas, é importante ter ciência de que essa ferramenta funciona do zero. Ou seja, você precisa criar um modelo para utilizá-la.
Com esse editor, você consegue mudar o fundo, inserir imagem, legendas e até áudios externos. Desse modo, com ele é possível criar algo divertido e bem diferente para os seus vídeos de games.
Antes de começar o processo, certifique-se que o vídeo está contido na duração total do rastreamento, pois talvez seja preciso dividir ou excluir algumas partes, para que o vídeo encaixe no processo. Depois, é só seguir alguns passos simples:
Feito isso, o processo ocorrerá automaticamente, e se o resultado não sair como você espera, você poderá arrastar a caixa de rastreamento até a posição do clipe que deseja alterar. Você pode usar Filmora para editar os vídeos com rampa de velocidade com facilidade, e ainda pode exportá-lo diretamente para TikTok ou YouTube e mais.
Saber como usar o motion tracking é também saber como deixar os vídeos únicos. Na prática, existem diversas formas de usar essa ferramenta de forma criativa, como criar algumas imagens censuradas para criar um suspense com o fã, adicionar tags, usar setas e rostos.
O começo de qualquer coisa nova é bem complicado. Mas, a verdade é que editar vídeo é uma questão de prática. Desse modo, com o tempo, você vai conseguir fazer esse processo com total naturalidade.
A forma automática é melhor para quem busca resultados mais práticos e rápidos. Afinal, com ela, você só vai precisar fazer alguns ajustes para ver se tudo ficou conforme o esperado. Ou seja, o seu tempo será otimizado.
Como usar motion tracking pode ser bem fácil. Para isso, aposte em editores de vídeo pioneiros no mercado, como a Filmora. Assim, você conseguirá ter bons resultados de um jeito simples e por consequência, se apaixonará ainda mais pela edição de vídeo!