Cultura

Nicko McBrain sai do Iron Maiden

Baterista Nicko McBrain confirmou que o show em São Paulo neste sábado, 7 de dezembro de 2024, será seu último com o Iron Maiden. “Declaração de Nicko McBrain: Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de dar um passo para trás da rotina do estilo de vida de turnês extensas.

Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.

No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim.

Também estarei trabalhando em uma variedade de projetos pessoais diferentes e me concentrando em meus negócios e empreendimentos existentes, incluindo The British Drum Company, Nicko McBrain’s Drum One, Titanium Tart e, claro, Rock-N-Roll Ribs!

O que posso dizer? Fazer turnê com o Maiden nos últimos 42 anos tem sido uma jornada incrível! Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês!

Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigada por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!

Olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Vejo vocês em breve, que Deus abençoe a todos e, claro, ‘Up the Irons!’

Nicko”

A banda também publicou uma nota oficial, onde declara:

“Declaração de Rod Smallwood em nome do Iron Maiden:
Nicko,

E todos nós amamos você também!!

Obrigado por ser uma força irreprimível por trás da bateria do Maiden por 42 anos e meu amigo por mais tempo ainda. Falo em nome de toda a banda quando digo que sentiremos imensamente sua falta!

Desde o Rock in Rio em 1985, temos um relacionamento especial com o Brasil, então encerrar uma turnê na frente de 90.000 fãs aqui em São Paulo por 2 noites é poético e você merece todos os elogios que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show.

O Phantom está ansioso por muitos mais anos trabalhando com você nos projetos que você mencionou e tenho certeza de que podemos encontrar mais alguns especiais em torno da família Maiden e do FC!

A banda e eu temos mil ótimas memórias dos últimos 42 anos, grandes shows, muitos discos de platina e ouro e prêmios, amor dos fãs e uma cerveja a mais em muitas ocasiões! Esse vínculo é para sempre! E, como Steve Harris diz, ‘Nicko é e sempre será parte da família Maiden’.

Rod, Andy, Steve, Bruce, Davey, Adrian e Jan

P.S. O Maiden sempre escolhe seus homens e nosso novo baterista já está escolhido será anunciado muito em breve”.

A história de Nicko e o Iron Maiden

Nascido em Hackney, Inglaterra, Michael Henry “Nicko” McBrain começou a tocar bateria com bandas em pubs aos 14 anos. Em 1973 gravou o álbum homônimo do guitarrista Gordon Gilltrap.

Após um período com o Streetwalkers, ganhou a primeira grande oportunidade se juntando à banda do guitarrista Pat Travers. Gravou os álbuns “Makin’ Magic” e “Putting It Straight”, ambos de 1977.

Na década seguinte integrou o Trust, gravando o disco ‘Marche ou Crève” (versão em francês)/”Savage” (inglês) de 1981. Foi substituído por Clive Burr na sequência.

Em 1983 entrou para o Iron Maiden, onde esteve até hoje. Foi o terceiro membro mais longevo da banda (considerando que Bruce Dickinson e Adrian Smith saíram e voltaram).

Também participou do projeto beneficente WhoCares, com Tony Iommi, Ian Gillan, Jon Lord, Jason Newsted e Linde Lindström. Recentemente, havia sofrido um AVC que limitou sua maneira de tocar. Também enfrentou um câncer.

Com informações da Whiplash.net.

Nicko McBrain. Foto: Wikimedia Commons/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!