Um fato cotidiano e praticamente despercebido no meio digital é a forma como verdadeiros universos criados por um número incauculável de usuários são sumariamente desintegrados quando os servidores das produtoras de games são desligados .
O assunto não é novidade e, em artigo de agosto de 2003 da revista Wired (hoje com o link já fora do ar, lamentavelmente), Jason Della Rocca, diretor executivo do IGDA, International Game Developers Association, já alertava que “a história da indústria [de games] está desaparecendo sob nossos pés e isso não é legal”.
Em recente artigo da Intel, o articulista comenta como a a tecnologia de nuvem de dados está ajudando a preservar mundos virtuais.
Jason Johnson, o colaborador do site, chama a atenção para os projetos SWGEmu, uma cópia quase perfeita do Star Wars Galaxies original, totalmente recriada e controlada pelos fãs, e UO Second Age, proposta dedicada à recriação de Ultima Online, exatamentte como era em 1998.
Em novembro de 2007, escrevi para o então site Game Cultura, criado e mantido pelo "Dr. em Games" Roger Tavares, o texto "Para onde vai o Game velho?", que abordava o mesmo tema.
Segue abaixo reprodução parcial do artigo, que ainda é bastante esclarecedor sobre a importância de preservação desta memória digital e quem já se empenhou (ou ainda se dedica) a manter vivo este espírito de interação e coletividade:
"Não é por outra razão que estão se criando propostas como o Preserving Virtual Worlds Project, idealizado pela Biblioteca da Congresso norte-americano para acontecer entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009 e que pretende realizar um amplo levantamento de mídias digitais, ficção interativa e games, com vistas à preservação dessa vasta produção cultural.
Outras propostas surgem simultaneamente, como a possibilidade de um museu permanente de games, sugerido por ninguém menos que Greg Costikyan em parceria com a Entertainment Software Association, que busca medidas jurídicas e tecnológicas reguladoras para legalizar a emulação de games de diferentes plataformas, como meio para preservar a história do entretenimento digital.
Outros ainda, como a Software Preservation Society procuram evitar o desaparecimento de jogos da plataforma Amiga e outros retro games; o Worlds in Motion (o projeto já está offline hoje), projeto do site Gamasutra que se propõe a compilar o mais completo banco de dados sobre os inúmeros mundos virtuais hoje disponíveis na rede."
Dia a dia, mais servidores de games antigos são desativados, em nome do mercado, inviabilizando a integração entre milhares de internautas que por longo tempo mantiveram ativas suas comunidades e viveram relações e emoções na Segunda Vida.
Este assunto não deveria ficar restrito ao campo acadêmico, pois muito precisa ser feito em favor da memória digital dos mundos virtuais.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
Ampliando
Melhorias em inteligência artificial, diz a PlayStation
E eles tiveram grana para isso, depois de demitir centenas
Mudando a programação e eliminando programas; foram centenas de demissões
Star Wars: Outlaws, Avatar: Frontiers of Pandora, Just Dance 2025 Edition, diversos títulos da franquia…