Cultura

“O Auto da Compadecida 2” bate um milhão de espectadores em cinco dias

Drops de Jogos recebeu informações oficiais.

Em apenas cinco dias (de quarta a domingo), “O Auto da Compadecida 2” levou mais de um milhão de espectadores aos cinemas e, no fim-de-semana (de quinta a domingo), ficou em primeiro lugar na bilheteria do país, arrecadando mais de R$ 20 milhões. A renda acumulada já é de R$ 23,5 milhões (Fonte: Filme B Box Office Brasil). “O Auto da Compadecida 2” é uma produção da Conspiração e da H2O Produções e tem distribuição da H2O Films. Dirigido por Flávia Lacerda e Guel Arraes e estrelado por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, o longa sobre as novas aventuras de João Grilo e Chicó chegou aos cinemas no dia 25 de dezembro, com sessões de pré-estreia lotadas em todo o Brasil, e foi lançado oficialmente no dia 26 de dezembro, em 1.152 salas de cinema. 

Com direção de Flávia Lacerda e Guel Arraes, “O Auto da Compadecida 2” se passa vinte anos depois da primeira história e mostra a pacata rotina de Chicó (Selton Mello) na mítica cidade de Taperoá, no sertão nordestino. Agora, ele vive da venda de santinhos esculpidos em madeira e conta a história da ressurreição de João Grilo (Matheus Nachtergaele). Seu grande amigo não dá notícias há duas décadas e Chicó acha que ele morreu novamente. Mas eis que João Grilo reaparece vivinho da silva e cheio de planos mirabolantes, que vão virar a cidade de cabeça para baixo. 

Com grande elenco que também reúne Taís Araujo (Compadecida), Humberto Martins (Coronel Ernani), Luis Miranda (Antônio do Amor), Eduardo Sterblitch (Arlindo), Fabiula Nascimento (Clarabela), Virgínia Cavendish (Rosinha) e Enrique Diaz (Joaquim Brejeiro), “O Auto da Compadecida 2” é uma produção da Conspiração e da H2O Produções e tem distribuição da H2O Films. A coprodução é da Claro, com patrocínios master do Instituto Cultural Vale e da Brahma, e patrocínios da Santa Helena, do Itaú Unibanco, TikTok, Nubank, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Emiliano. A distribuição é da H2O Films.

SINOPSE

Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa – como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele terá de recorrer à Compadecida novamente.

ELENCO PRINCIPAL

Matheus Nachtergaele (João Grilo)  

Selton Mello (Chicó)  

Taís Araujo (Compadecida)  

Humberto Martins (Coronel Ernani)  

Luis Miranda (Antônio do Amor)  

Eduardo Sterblitch (Arlindo)  

Fabiula Nascimento (Clarabela)  

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Virginia Cavendish (Rosinha)  

Enrique Diaz (Joaquim Brejeiro)  

FICHA TÉCNICA   

Dirigido por Flávia Lacerda e Guel Arraes

Roteiro de Guel Arraes e  João Falcão 

Colaboração de Roteiro Adriana Falcão e Jorge Furtado

Produzido por Guel Arraes, Edson Pimentel, Pedro Buarque de Hollanda e Sandro Rodrigues

Coproduzido por Renata Brandão e Juliana Capelini

Produtores Executivos Tania Pacheco, Claudio Peralta e Carolina Jabor

Produtores Associados Matheus Nachtergaele e Selton Mello 

Coprodutores Executivos: Marcos Penido, Adriana Basbaum

Gerentes Executivas: Fabiana Guzman,  Jenifer Marques, Monica Zennaro e Maria Paula Carvalho

Produtora Delegada: Rose Soares

Produtores de Elenco:  Alonso Zerbinato

Direção de Fotografia: Gustavo Hadba, ABC

Direção de Arte: Yurika Yamasaki

Figurino: Emilia Duncan

Maquiagem: Rosemary Paiva

Montagem: Fabio Jordão

Diretor de Efeitos Visuais: Claudio Peralta

Som Direto: Gui Algarve

Desenho de Som e Mixagem: João Jabace

Colorista: Pedro Saboya

Trilha Sonora Original:  João Falcão e  Ricco Vianna

Distribuição: H2O Films

Produção: Conspiração e H2O Produções

Patrocínio Master: Instituto Cultural Vale e Brahma

Patrocínio: Santa Helena, Itaú, TikTok, Nubank, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Emiliano

Coprodução: Claro

Apoio: RioFilme

FLÁVIA LACERDA | Diretora 

Flávia Lacerda é pernambucana, nascida em Recife. Formada em Cinema e Etnologia pelas universidades de Paris 8 e Paris 7, na França. Mora no Rio desde 1998, quando fez assistência de direção no seu primeiro trabalho na Globo: “O Auto da Compadecida”. Em 20 anos de profissão,às vezes escreveu, às vezes dirigiu ou codirigiu séries, novelas e especiais, entre eles: “Sexo Frágil”, “O Programa Novo”, “Belíssima”, “Negócio da China”, “Natal do Pequeno Imperador”, “Dó-Ré-Mi- Fábrica”, “Tudo Novo de Novo”, “Clandestinos”, “Insensato Coração”, “Louco Por Elas”, “Amor Te Amo”, “Chapa Quente”, “Mister Brau”, “A Fórmula”. No cinema, recentemente codirigiu o “Grande Sertão Veredas” e deu consultoria de direção para “Medida Provisória”, “O Debate” e “Beleza da Noite”. 

GUEL ARRAES | Diretor 

Cineasta, diretor, produtor e roteirista pernambucano, Guel Arraes é um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. Ganhou destaque na TV Globo, criando e dirigindo sucessos como “Armação Ilimitada” (1985-1988) e “TV Pirata” (1988-1992). Em 1999, junto a João e Adriana Falcão, Guel Arraes adaptou e dirigiu “O Auto da Compadecida”, inspirada na peça de Ariano Suassuna. Filmada em película e exibida em quatro capítulos, a produção ganhou uma versão cinematográfica em 2000, consagrando-se como um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. Guel também foi responsável pela segunda versão de “A Grande Família” (2001-2014), “Os Normais” (2001-2003), e “A Mulher Invisível”, que venceu o Emmy em 2011. Ao lado de Jorge Furtado, escreveu e dirigiu “A Invenção do Brasil” (2000), e escreveu “Ó Paí Ó” (2008), “Decamerão, a Comédia do Sexo” (2009);  o quadro “A História de Amor”, exibido no Fantástico em 2011, e o filme “O Debate” (2023), que marcou a estreia de Caio Blat na direção de cinema. Neste ano, Guel Arraes esteve envolvido em dois grandes projetos. Como diretor, lançou o filme “Grande Sertão”, adaptação da obra homônima de João Guimarães Rosa. Prepara-se para a estreia de “O Auto da Compadecida 2”, obra que dirigiu ao lado de Flávia Lacerda e que dará continuidade à história dos personagens criados por Ariano Suassuna.

CONSPIRAÇÃO | Produtora 

A Conspiração é a produtora independente da América Latina mais indicada ao Emmy Internacional. No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e foi responsável pelos sucessos de bilheteria Vai Que Cola, Eu Tu Eles e 2 Filhos de Francisco – este último escolhido pelo Brasil como representante ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006. Entre os lançamentos mais recentes estão Fim (Globoplay), Dom (Prime Video), Se Eu Fosse Luisa Sonza (Netflix), Sob Pressão (Globoplay) e Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos (Gloob). Atualmente a produtora trabalha em títulos como “Auto da Compadecida 2”, “Vitória” e “Ainda Estou Aqui”.

H2O FILMS | Produtora e Distribuidora   

Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora de Cinema com capital 100% nacional. Sua missão é potencializar ao máximo o desempenho dos filmes que lança. Em um mercado altamente competitivo, a H2O Films busca tratar e pensar cada projeto de forma exclusiva. Para isso, tem como grande diferencial a expertise em marketing e o know-how em programação de sua equipe.  A empresa é responsável pela distribuição de mais de 70 filmes de gêneros diversos – de documentário musical a talkshow, passando por grandes sucessos de comédia e filmes para família. 

Alguns deles são: “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, que se tornou um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; , “Vai Que Cola – O Filme”, com a maior bilheteria de abertura nacional do ano, que contou com um público de mais de 3,2 milhões de espectadores; a continuação da comédia de Andrucha Waddington , “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” e “Um Tio Quase Perfeito”, com Marcus Majella, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar; a sequência da comédia “Vai Que Cola 2- O Começo”; o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público; “Um Tio Quase Perfeito 2”, continuação da história protagonizada por Marcus Majella; “Um Casal Inseparável”, de Sérgio Goldenberg, com Nathallia Dill e Marcos Veras; “Não Vamos Pagar Nada”, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho; “De Perto Ela Não é Normal”, com Suzi Pires e grande elenco; “Galeria Futuro”, de Afonso Poyart e Fernando Sanchez, com Marcelo Serrado, Otavio Muller, Aílton Graça e Luciana Paes; “O Jardim Secreto de Mariana”, de Sérgio Rezende estrelado por Andréia Horta e Gustavo Vaz; “Tarsilinha”, animação infantil de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, inspirada na arte de Tarsila do Amaral e licenciada para Amazon Prime; “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, com Tais Araujo, Alfred Enoch, Seu Jorge e Adriana Esteves, vencedor dos prêmios de melhor filme, roteiro e ator coadjuvante no Inffinito Film Festival; e “A Última Festa”, filme de Matheus Souza protagonizado pelos jovens influenciadores Marina Moschen, Christian Malheiros, Giulia Gayoso e Thalita Meneghim. Entre os lançamentos mais recentes estão “Pérola”, com Drica Moraes e dirigido por Murilo Benício; Ó Paí, Ó 2″, com Lázaro Ramos; “Príncipe Lu e a Lenda do Dragão”, protagonizado pelo fenômeno Luccas Neto; “Dois é Demais em Orlando”, com Eduardo Sterblitch e “Aumenta que é Rock’n’roll”, com Johnny Massaro. Em dezembro de 2024, chega aos cinemas “O Auto da Compadecida 2”, uma coprodução H2O Films e Conspiração.

Crédito: Laura Campanella

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!