Nesta segunda (28), a revista francesa France Football entregou a “Bola de Ouro”, um troféu para o jogador eleito o melhor do mundo da temporada anterior, que no calendário europeu considera julho de 2023 até junho de 2024. Favorito ao prêmio, o brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, da Espanha, ficou em segundo lugar.
Perdeu para o espanhol Rodrigo Hernandez, conhecido como Rodri, do Manchester City, da Inglaterra. Antecessor da camisa 7 do Real Madrid, o português Cristiano Ronaldo, considerado um dos melhores jogadores da história, já deu entrevistas dizendo que premiações individuais do futebol “perderam a credibilidade”.
Cristiano Ronaldo já recebeu a Bola de Ouro, eleito melhor jogador do mundo, em cinco temporadas. A primeira, pelo Manchester United da Inglaterra, em 2008, e as demais pelo Real Madrid em 2013, 2014, 2016 e 2017.
“Já estou habituado, sei como funciona esses organismos, mas sinceramente não vi a entrega do The Best (premiação da Fifa). Acho que de certa forma esses prêmios perderam um pouco da credibilidade, na minha opinião. Temos que observar a temporada inteira”, disse após o argentino Lionel Messi, do Inter Miami, dos Estados Unidos, ser eleito o melhor do mundo mesmo após um ano aquém do seu histórico em 2023.
Para os jornalistas esportivos brasileiros, o merecimento de Vini Jr. é inquestionável considerando o desempenho pelo clube espanhol e pelos títulos conquistados como protagonista: La Liga (Campeonato Espanhol) e a Uefa Champions League (Liga dos Campeões da Europa), principal torneio interclubes do mundo, com direito ao gol decisivo na final.
Existem duas explicações para deixar o brasileiro sem o prêmio. Para eleger Rodri como o melhor do mundo, os jornalistas, capitães de seleção e treinadores que votam na premiação consideram a campanha do Manchester City na Inglaterra e o título espanhol na Eurocopa, mas ignorando que ele não foi o jogador do time nem da seleção nas conquistas.
Outro fator contra Vini é o protagonismo dele na luta antirracista mundial. Alvo constante de ataques racistas, xingado de macaco em diversos estádios da Espanha, a postura combativa do brasileiro o colocam em um rótulo desagradável para o público europeu. Acredite se quiser.
Com informações do DCM.
Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.
Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.
Brasil cresce no ritmo de países como Estados Unidos, China e Japão, que lideram o…
Menos de 7% da energia renovável produzida no Brasil em 2023 foi certificada
Feira de games antigos deve reunir 4 mil fãs de jogos clássicos na edição de…
Com abertura marcada para o dia do Halloween, nova atração da capital paulistana terá dia…