Cultura

Player de ‘Valorant’ sofre ataque racista em partida

Um jogador de Valorant sofreu ataques racistas durante uma partida neste domingo (5).

Isso aconteceu com o engenheiro de software Guilherme Assemany, de 27 anos. Ele jogava online quando sofreu injúrias de outro jogador. O engenheiro fez um boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo e reportou o jogador dentro da plataforma, mas recebeu resposta automática e teve a reclamação marcada como resolvida. “Assim que terminou a partida, reportei o jogador utilizando a ferramenta dentro do jogo, saí do jogo e fiz um report também na plataforma de suporte no site. Porém, nessa plataforma, os reports parecem estar sendo respondidos de forma automática. O ticket é fechado automaticamente. Fiz isso duas vezes e o texto de resposta deles é o mesmo”.

Ele jogava com um amigo uma partida online. “Não consegui completar um objetivo no game e o jogador começou a fazer esses xingamentos. Meu amigo e eu falamos que ele estava sendo gravado e que a gente iria denunciar, mas ele não se importou”, contou. Segundo a Riot Games, desenvolvedora do jogo, um código de conduta foi publicado no site da empresa no dia do lançamento do game, em 2 de junho, com regras e ações contra assédio e injúrias. Entre elas, estão a detecção automática de palavras-chave, análise de chats para identificação de violações e restrições de 72 horas ao chat de equipe por violações de comportamento. A desenvolvedora disse que está, ainda, “estudando novas maneiras de atender denúncias de jogadores”. Para casos reportados, como o de Assemany, uma equipe fica responsável por analisar e adotar medidas disciplinares, como banimentos temporários, suspensão ou encerramento e exclusão da conta. A empresa, no entanto, não comentou esse caso especificamente.

A mensagem automática que o jogador recebeu em resposta à acusação feita no canal de suporte diz que a empresa não pode revelar quais medidas serão tomadas por “questões de privacidade”. Assemany disse que pretende procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos nesta semana.

Vimos essa informação no G1.

Drops de Jogos

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!