Produtora brasileira é 1 das 100 personalidades globais pela mudança nos games - Drops de Jogos

Produtora brasileira é 1 das 100 personalidades globais pela mudança nos games

Mayara Fortin é destaque

  • por em 12 de dezembro de 2020

Mayara Fortin no GamesIndustry.biz. Foto: Reprodução

O site GamesIndustry.biz listou 100 personalidades e organizações dedicadas ao progresso em áreas vitais como a diversidade, acessibilidade, caridade, saúde mental, política progressiva, promoção de mercados emergentes, união entre comunidades e outros aspectos. “Pessoas cujas histórias podem nos mostrar como esta indústria pode ser aquele lugar melhor e mais inclusivo”, explica o site.

Figurando nesse elenco de profissionais vanguardistas, a produtora e desenvolvedora de games Mayara Fortin é um dos destaques, com um trabalho que inclui sua dedicação ao setor também como Conselheira de Abragames para a Diversidade.

“A alegria está no ar! É uma honra ter sido nomeada 1 das 100 pessoas no mundo que fazem diferença nos games! Incrível dividir esse espaço com tantas pessoas que eu admiro tanto”, manifestou-se a criadora, sem esconder a satisfação com a indicação de seu nome na lista de profissionais.

“Quando Mayara Fortin começou na indústria de games brasileira em 2015, suas questões com diversidade eram muito claras”, explica o Game Industry. “Ela era uma das poucas mulheres presentes, enquanto as vozes femininas raramente recebiam espaço ou eram ouvidas em eventos do setor.”

“A indústria de jogos no Brasil está crescendo e mudando, mas até agora não consegue refletir a sociedade brasileira”, declarou a conselheira. “Mais da metade da população brasileira é negra ou de descendência negra, enquanto menos de 10% das pessoas que trabalham na indústria são desse grupo. Mais da metade de nossos gamers são mulheres, embora ainda sejam minoria em nossa indústria, especialmente quando se trata de funções de liderança e tecnologia”, enfatizou.

Entre suas muitas iniciativas, Mayara encabeçou a criação do “Selo pela Diversidade”, de caráter nacional, que premia empresas de jogos e eventos por sua representação de gênero, sexualidade, raça e pessoas com deficiência.

Reconhecendo “o quão estranhos os termos ‘diversidade e inclusão’ soavam para muitas pessoas na indústria”, o Conselho criou recursos e materiais online para aprimorar a educação e a conscientização de todos no meio e investiu em parcerias com eventos para garantir a presença de grupos subrepresentados.

O site destaca que “Fortin é rápida em apontar as contribuições de outros membros do Conselho de Diversidade, incluindo Marina Pecoraro, Camila Malaman, Gustavo Arcanjo e Carolina Caravana”. “Nada desse grande trabalho teria sido possível sem elas”, afirmou. “Ainda há muito progresso a ser feito, diz ela, mas a mudança para melhor já é evidente.”

A lista completa inclui personalidades que, igualmente, buscam meios para construir um ambiente mais saudável e participativo para os interessados em integrar este universo, vencendo barreiras que sequer deveriam existir. Os destaques ficam para Gwen Guo, à frente da Singapore Games Association, e Tanya DePass, da iniciativa #INeedDiverseGames, entre outros.

LEIA MAIS – Drops de Jogos discute como falar de games e política

“Metal Gear mistura guerra e narrativa surreal”, disse fã que tem braço biônico inspirado em Big Boss

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 com Charlie Brown Jr, uma resenha

Death Stranding, a resenha em tempos de coronavírus. Por Pedro Zambarda

Conheça o projeto Indie BR em 5

Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.

Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments