Joe Pantoliano como Eugene na segunda temporada de The Last of Us (Foto: Reprodução/Max)
“Dias Futuros”, o primeiro episódio da segunda temporada de The Last of Us estreou na HBO e Max no último domingo, 13. Adaptação do jogo de videogame homônimo da Naughty Dog, a série mostra novos elementos na narrativa, como um incidente que ocorreu entre Joel (Pedro Pascal) e Eugene, que é apenas citado no game, mas deve ter participação maior no seriado.
Joe Pantoliano como Eugene na segunda temporada de The Last of Us (Foto: Reprodução/Max)
O segundo ano se passa cerca de cinco anos após a primeira temporada. Na nova história, Joel e Ellie (Bella Ramsey) estão com uma relação mais fria e distante — muito diferente daquilo que construíram anteriormente.
Além dos infectados, uma nova ameaça aparece no horizonte: Abby (Kaitlyn Dever), ex-Vagalume, busca vingança contra Joel, que massacrou o grupo para salvar Ellie.
Como se passou muito tempo entre uma temporada e outra, novos personagens aparecem na narrativa, seja fisicamente ou apenas referenciados. Uma das novidades é Eugene, que foi morto por Joel em uma circunstância aparentemente inusitada.
Assim como na série, Eugene também já morreu no começo do jogo The Last of Us Part II (2020). Porém, no material original, ele aparece apenas em uma fotografia ao lado de Tommy.
Na série da HBO, o personagem é marido de Gail, personagem original interpretada por Catherine O’Hara. Ela é terapeuta que consulta Joel, mas o confronta pela forma como matou Eugene.
No game, Ellie e Dina encontram uma biblioteca abandonada que Eugene usava como posto avançado solitário nos arredores de Jackson. Então, as personagens encontram uma carta, na qual ele revela que teve uma esposa: Claire, foi abandonada por Eugene para entrar nos Vagalumes.
O posto avançado dele é repleto de eletrônicos que ele vinha consertando, filmes pornográficos e uma sala subterrânea para cultivo de maconha.
Diferente do material de origem, Eugene aparecerá em cena. No seriado, ele é interpretado por Joe Pantoliano, conhecido por filmes como Matrix (1999), Os Bad Boys (1995), Os Goonies (1985) e Amnésia (2000).
Na cena de terapia, Gail confronta Joel e diz que tem uma grande mágoa com o protagonista: o papel dele na morte do marido. Em “Dias Futuros”, é apenas mencionado que Joel atirou em Eugene. Provavelmente, o marido da terapeuta foi infectado em uma das patrulhas, e Joel foi forçado a sacrificá-lo.
Já em The Last of Us Part II, Dina cita que Eugene morreu em decorrência de um derrame. A participação dele no game não passa disso: algumas referências em diálogos e uma aparição em uma foto ao lado de Tommy. Seria algo similar ao que aconteceu com Frank, que no jogo mal aparece, enquanto na adaptação tem um maior destaque.
Com informações da Rolling Stone Brasil.
Após erros absurdos na época da vitória de Trump