Geddy Lee, do rock progressivo do Rush, falou em entrevista de 2019 para a UDiscover Music onde apontou quatro baixistas que são seus heróis musicais: “Se eu tivesse que escolher o melhor baixista de rock progressivo de todos os tempos, seria Chris Squire, sem dúvida alguma”, disse Geddy, sobre um dos quatro citados.
E a Far Out resgatou uma fala dos anos noventa de Geddy, onde ele cita outro baixista que, para ele, estava acima dos demais: “Para mim, Jeff Berlin é o melhor baixista do planeta neste momento – um talento incrível”, disse.
Nascido nos EUA em 1953, Jeff Berlin toca Jazz, Jazz Fusion e Rock Progressivo, e é considerado por muitos, não somente por Geddy, como um dos melhores baixistas da história, um dos pouquíssimos virtuosos do instrumento, ao lado de Jaco Pastorius e Stanley Clarke, que implementaram técnicas novas para se tocar o instrumento.
Apesar de não seguir o mesmo caminho de Berlin no sentido técnico, Lee sempre manteve sua própria identidade no Rush. Ele explorou o baixo de forma criativa, trazendo intensidade e inovação para as músicas da banda, onde muitas vezes seu som é confundido com o de uma guitarra. Mas essa escolha mostra como Lee valoriza a música em todas as suas formas, reconhecendo a contribuição de outros artistas.
Com informações do Whiplash.net.
Ferramenta pode ser usada em contratos administrativos
Um "gênio"
Jogo cooperativo para dois jogadores