Além de mais espaço e conforto e da maior facilidade de acesso com a integração do Metrô com o BRT, o evento traz novas atrações, como o caso da Rock District, do Gourmet Square, do Digital Stage e do mais novo espaço, o Game XP. Uma parceria inédita dos organizadores do Rock in Rio com a CCXP – Comic Con Experience, que vai trazer a experiência dos games ao vivo dentro do festival.
A ideia é criar uma experiência inédita em eventos de games no país. No espaço, que ocupará duas das arenas olímpicas, que passam a estar integradas na nova Cidade do Rock, os visitantes encontrarão atrações como uma arena de eSports, auditórios para talk shows com produtores, criadores e outros profissionais do segmento, disputas entre celebridades, estandes de grandes marcas para venda e demonstração de novidades e lançamentos, entre outras coisas. Tudo isso disponível para todos os visitantes do Rock in Rio nos sete dias de evento.
“O Rock in Rio é reconhecido como um espaço de experimentação. O público não vai ao evento exclusivamente pelos artistas que se apresentam nos palcos, o reflexo disso foram os 120 mil ingressos vendidos antes mesmo de anunciarmos atrações. O que faz estas pessoas irem é a festa, o volume de experiências que é possível trocar em um único local. Trazer o universo dos games amplia esse empoderamento do público sobre o conteúdo que oferecemos e vai de encontro com o projeto de uma Cidade do Rock cada vez mais parecida com um grande parque temático da música e do entretenimento ao vivo”, comenta Roberto Medina.
Para Pierre Mantovani, CEO da Comic Con Experience, faz todo o sentido unir duas grandes paixões do brasileiro em um único lugar. “O Brasil movimenta 1,25 bilhão de dólares por ano no mercado de games, atrás somente dos EUA, Japão e China, e com tendência de crescimento. Estima-se que 59 milhões de pessoas jogam algo por aqui, seja em consoles, computadores ou smartphones. Isso representa 28% de toda a população do País. E agora esse público poderá contar com um evento de grande porte que vai oferecer a experiência definitiva em games”, afirma.
A música também é um dos pilares mais importantes dentro desse mercado. Cada vez mais os desenvolvedores vêm investindo em trilhas sonoras sofisticadas, com artistas da indústria cinematográfica, para impulsionar as emoções dentro da trama. Jogos que têm a música como parte essencial estão entre os mais vendidos em todo o mundo. Um exemplo é o Just Dance, game de dança que faz com que as pessoas se movimentem de verdade, que só no Brasil vende entre 150 e 200 mil cópias por ano.
O Game XP será um evento anual no Rio de Janeiro. O objetivo é colocar o evento no calendário oficial da Cidade Maravilhosa, como o Carnaval, o Réveillon e o próprio festival, e com isso ajudar ainda mais no turismo da cidade, especialmente em momento de baixa temporada. Cada uma das últimas edições do Rock in Rio trouxe um impacto econômico para a cidade do Rio de Janeiro de cerca de R$1 bilhão. Das 595 mil pessoas presentes no evento, 46% eram de fora da Cidade. Para esta edição, a expectativa é ainda maior, já que somente na venda de Rock in Rio Card 60% dos compradores foram de fora do Estado do Rio. “A hora do Rio é agora, precisamos fazer nossa parte para a cidade se reerguer e movimentar. Eventos como o Rock in Rio trazem inúmeros benefícios para todos os setores e a chegada de outros eventos é primordial. O que faremos com a CCXP será uma revolução no mundo de eventos”, garante Medina.
“A primeira edição do Game XP dentro da Cidade do Rock demonstra a revolução que queremos trazer para esse mercado. E o lugar escolhido não poderia ser mais simbólico. O terreno onde foram realizados os Jogos Olímpicos, onde aconteceram grandes duelos e competições, também será palco dessa ‘união de titãs’ entre os dois maiores eventos de entretenimento do planeta conhecidos por oferecerem experiências únicas para o público”, afirma Ivan Costa, sócio da CCXP.
A programação detalhada do Game XP será divulgada ao longo dos próximos meses, incluindo expositores, atrações e outras surpresas.
Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.
Clique aqui e assine nosso canal no YouTube