Cultura

Roger Waters lembra o lema marxista que norteou o Pink Floyd, acredite se quiser

O site Whiplash.net lembra que o Pink Floyd, em seus álbuns conceituais, se inspirou em ideias distintas. “The Dark Side of the Moon”(1973) foi inspirado em filosofia, “Animals” (1977) foi influenciado pelo livro A Revolução dos Bichos, “The Wall” (1979) foi inspirado em opera.

Todos esses três álbuns são da era de ouro da banda, em que ela era liderada por Roger Waters, seu principal compositor. Ele que, não é novidade para ninguém, está ideologicamente posicionado à esquerda no espectro político. E na esquerda o filósofo Karl Marx, com obras como O Manifesto Comunista e O Capital, é referência.

O livro The Dark Side Of The Moon – Os Bastidores da Obra Prima do Pink Floyd, de Jhon Reris, publicado no Brasil pela Editora Zahar; como o nome já diz, é focado na produção do mais bem-sucedido álbum do Pink Floyd (e um dos mais vendidos de todos os tempos).

Uma citação de Waters à época explicou como Marx influenciou eles:

“No ‘Dark Side of the Moon’ a gente tentou fazer o máximo que podia. Foi algo bem comunitário. Como era mesmo aquele velho lema marxista? ‘Cada um segundo suas capacidades, cada um de acordo com suas necessidades’: era mais ou menos assim que a banda trabalhava na época.”

Em outro trecho do mesmo, livro Roger falou sobre o agridoce paradoxo que foi ter muito dinheiro para ele defendia que era errado ter muito dinheiro:

“Acho que é um grande perigo se envolver com esse negócio de carros de luxo. É tudo muito ardiloso e complicado, a gente tem altas discussões na banda por causa disso.” No auge da banda, o baterista Nick Mason colecionava Ferraris, o tecladista Richard Wright comprou uma ilha grega, e David Gilmour adquiria verdadeiras relíquias para sua coleção de guitarras.

Roger Waters. Foto: Kate Izor – Sony Music

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!