Do Jornal da USP. Criado em 2004 na Faculdade de Educação (FE) da USP, com a proposta de ser um laboratório aberto de experimentações, o Lab_arte une arte, educação e cultura, buscando contribuir para a formação de professores. São 20 anos de atividades como laboratório didático, diretório de pesquisa em pós-graduação e atividade permanente de cultura e extensão.
“A proposta é oferecer um espaço de sensibilização durante a formação do professor e dos pedagogos para que, a partir da experimentação com as mais variadas atividades no campo da arte e da cultura, possam compreender e pensar em novas formas de abordar a arte nos diferentes espaços escolares”, diz Rogério de Almeida, professor da FE e coordenador do Lab_arte.
Fotografia, contação de histórias, jogos de tabuleiro, RPG (Role-Playing Game, jogo de narrativas), cineclube e bordado livre são algumas das ações promovidas que oferecem material de estudo e experimentação da pesquisa à extensão universitária. A ideia surgiu de um grupo informal de alunas de Pedagogia que buscava alternativas para atividades de educação física e arte, lideradas pelo professor Marcos Ferreira Santos, da FE.
“O Lab é esse ponto de convergência, ao mesmo tempo uma possibilidade de experimentação para os alunos e um espaço de estágio curricular da graduação, ou ainda de experimentação, aplicação e reflexão de pesquisa de pós-graduação”, destaca Sabrina da Paixão, professora da FE e vice-coordenadora do Lab_arte. Ela, que também é da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da unidade, ressalta: “No coração e no cerne do Lab_arte também está colocada essa dimensão da cultura e da extensão, de abertura e recepção da Universidade para pessoas de fora da USP e alunos de outros departamentos e outras faculdades, sobretudo daqueles que fazem licenciatura”.
Atualmente, o Lab_arte conta com 15 oficinas, que abrangem fotografia, narração de histórias, coral, bordado, videogame, RPG e jogos de mesa, cineclube, jogos teatrais, dança circular, brincadeiras e núcleo de estudos em cultura popular. As atividades são flutuantes, isto é, o oferecimento – horário, local, tempo de duração e início – ao longo dos semestres varia de acordo com a disponibilidade e a proposição por parte dos monitores do laboratório.
Essas atividades realizadas no laboratório são divulgadas no site e nas redes sociais no início de cada semestre, normalmente em março e agosto. A maioria delas acontece no próprio espaço do laboratório, na sala 130, no Bloco B da FE, no campus da USP no Butantã, mas há também atividades exclusivamente on-line. As oficinas são abertas e interessados da comunidade interna e externa à USP podem participar.

Jogos teatrais na Faculdade de Educação da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.