Na transmissão da Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos (CESPO/SUBESPEL) realizada nesta quarta (8) no Congresso, o Secretário Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNEAELIS) do Ministério do Esporte anunciou que a pasta, chefiada por André Fufuca (PP), terá oficialmente uma Secretaria do Esporte Eletrônico, dos eSports, no governo Lula.
“Foi adiantado que o ministro Fufuca tem um olhar para os e-jogos, os eSports, os jogos, de modo geral. Quando o ministro me telefonou dizendo para que eu fosse aqui representá-lo, ele ficou sentido. Porque ele não é um ministro do PP, do Centrão, como alguns dizem. Ele é um ministro desta Casa.
Eu não gosto de retroagir e ficar olhando pelo retrovisor. Se tiveram falas infelizes anteriormente, a visão do governo, do ministro André Fufuca, é ampla, de uma maneira ímpar. Nós queremos dizer que reconhecemos esse segmento como um segmento esportivo.
Independentemente de qualquer regulação, esse é o primeiro passo. Para nós é esporte. E quero trazer uma boa notícia para vocês. Nos impressiona a musculatura que tem esse mercado como uma indústria, uma cadeia econômica.
Para ajudar do ponto de vista financeiro, do ponto de vista da regulação, como contribuímos em outras modalidades. Nós estamos abertos para ouvir e contribuir.
E quero trazer uma boa nova para vocês. Na nova estruturação do ministério, não sei se vocês têm conhecimento, o ministro Fufuca dá tamanha importância, o presidente Lula dá tamanha importância para esse segmento, que está se modelando uma nova secretaria nacional dentro da estrutura do Ministério do Esporte só para tratar dos jogos eletrônicos.
E não é uma importância que nós damos. É uma importância que o setor conquistou”.
Antes dessa fala, era ventilado apenas uma diretoria de eSports no ministério. Veja a fala do secretário Paulo Henrique Perna Cordeiro no minuto 50.
Participou também dessa subcomissão o advogado Nicholas Bocchi, representando a ANDD. Ele é integrante da Rede Progressista de Games, a RPG, que fez a cartilha Lula Play.
1 – Primeiras impressões do FC 24, o FIFA sem nome FIFA. Por Pedro Zambarda
2 – Armored Core VI: Fires of Rubicon, uma resenha. Por Pedro e Paulo Zambarda de Araújo
Drops de Jogos resenha a demo do jogo indie brasileiro Sonho Trapstar
Drops joga e resenha o belo indie Ori and the Blind Forest
Drops joga o grande Metal Gear Solid V Ground Zeroes e resenha
Veja os vídeos da semana acima.
Conheça mais sobre o trabalho do Drops de Jogos acima.
Veja mais sobre a Geek Conteúdo, a produtora da Rádio Geek, parceira do Drops de Jogos.
Ações pedem desativação de recurso do feed e plano de conformidade
Executiva atua na indústria de games desde 2014 e há oito anos trabalha em conjunto…
Mudança climática é o tema central da edição 2024 do evento, realizado simultaneamente no Brasil,…
Irresponsável é pouco, essa decisão é maldosa pois favorece assediadores e stalkers
Ele não cansa de passar vergonha