Cultura

Streamer denuncia whitewashing e suposto racismo de Genshin Impact em expansão

O streamer da Twitch Willow fez uma denúncia pública à desenvolvedora chinesa Hoyoverse de suposto racismo no gigante gacha (com vendas internas) Genshin Impact. Para ele, o game faz um embraquecimento de personagens nos novos continentes inspirados na América Latina e na África, onde a representação latina e africana deveria ser composta por pretos e pardos, a população negra.

Ele diz em vídeo que girou no X/Twitter:

A versão 5.0 do jogo que traz uma nova região que referencia coisas do mundo real. A nova região se chama Natlan e ela refencia a América Latina e a África. Eles passaram do limite do desrespeito nessa região. Porque tudo o que foi entregue até agora no trailer é muito desrespeitoso.

Se a proposta é ser uma região inspirada na América Latina e na África, por que todos os personagens são brancos? Por que essa região tem uma personagem específica e ela tem pele cinza. Então, assim, já começa aí o desrespeito pelos personagens. Não faz nenhum sentido eles serem brancos em sua maioria.

Veja o vídeo de crítica e de protesto, que aborda a expressão de Olorum, que deveria ser negra e é branca.

Há um perfil de boicote na rede social à Hoyoverse por causa desse episódio de preconceito apontado e um abaixo-assinado, que você pode conferir aqui.

Streamer denuncia whitewashing e suposto racismo de Genshin Impact em expansão. Foto: Reprodução/Twitter

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

Pedro Zambarda

É jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade. Email: dropsdejogos@gmail.com ou pedrozambarda@gmail.com.

Posts Recentes

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!