Categories: Cultura

Versão brasileira da 5ª edição do RPG de mesa Dungeons & Dragons é alvo de disputa entre editoras

O clássico RPG de mesa Dungeons & Dragons, que tem previsão de chegar ao Brasil em breve em nosso idioma, transformou-se em objeto de disputa entre editoras nacionais, com chances de chegar aos tribunais.
O assunto veio a público através de postagem na rede social por um diretor da editora Redbox, afirmando, em um longo texto, como teriam sido passados para trás em uma negociação para a tradução do material da Wizard of the Coast, empresa responsável pelo jogo.
As negociações teriam envolvido a britânica Gale Force Nine, hoje detentora do licenciamednto da marca D&D, e as editoras brasileiras Meeple BR e a Fire On Board, que formariam uma joint venture para a produção do material em português.
Segundo a postagem, após mais de um ano de negociações, representantes da Fire On Board, à frente das tratativas com os detentores da marca, teriam assinado o contrato de reprodução do RPG com exclusividade, deixando as parceiras de fora da empreitada.
A capixaba Fire On Board, por sua vez, alega ter recebido apenas uma proposta de parceria, da qual teria declinado para voltar-se a um entendimento diretamente com os representantes internacionais.
A editora Meeple BR divulgou em sua página no Facebook, comunicado confirmando todas as acusações levantadas pela parceira, e afirmando que a FoB teria "agido de má fé ao assinar o contrato de licença, contradizendo os acordos assinados anteriormente".
A acusada contesta as demais empresas, alegando que "toda a negociação, desde o início, foi realizada entre a Fire on Board Jogos e a Gale Força Nine, nosso parceiro no projeto". Quem assina a declaração é Juan Barcelos, CEO da empresa e apontado como representante do grupo de editoras junto à detentora dos direitos de D&D5. "Não houve nenhum intermediário, além de mim, responsável pelos contratos internacionais.", finalizou o editor.
O anúncio da versão brasileira da 5ª edição de D&D agitou a comunidade RPGista, que anseia por novidades desde o lançamento da versão anterior, em 2009. A nova versão apresenta similaridades com o clássico Advanced Dungeons & Dragons.
O blog Nemecomicon apresenta outros detalhes da história, com inúmeros prints de conversas entre os representantes das editoras brasileiras.
Kao Tokio

Posts Recentes

Plataformas de streaming precisam ser reguladas, aponta debate no CCS

Em debate no Conselho de Comunicação Social, convidados defenderam a soberania do país na regulação…

7 horas atrás

Projeto quer “botão de emergência” para motoristas profissionais

Proposta é inspirada em iniciativa de Mato Grosso, onde sistema é integrado diretamente a órgãos…

7 horas atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!