Versus lança websérie focada nas profissões trazidas pelo setor de esports - Drops de Jogos

Versus lança websérie focada nas profissões trazidas pelo setor de esports

Documentário do site Versus. Foto: Divulgação

Recebemos a seguinte informação:

Nomeada como “A Cultura dos Esports”, série de vídeos conta com curadoria do Versus, que cobre o mercado nacional e global em portal especializado

A Webedia Gaming, divisão do grupo francês Webedia que promove cobertura de conteúdo para o mercado de jogos eletrônicos no Brasil, vai lançar um documentário em formato de websérie focado nas inúmeras profissões criadas ou popularizadas pelo setor de esports – como casters, jogadores profissionais, equipes de transmissão e outras ocupações. Ao todo, a produção conta com quatro episódios a serem veiculados a partir de 21 de setembro, via diversas plataformas digitais. 

A equipe do portal Versus, focado na cobertura jornalística do setor competitivo eletrônico, é quem assume a direção e coordenação. Foi o time de jornalistas do site quem desenvolveu as pautas e conduziu entrevistas com os porta-vozes que vão figurar no documentário. A editora-chefe do site, Barbara Gutierrez, assina a curadoria do projeto.

“A principal ideia desta websérie é mostrar a evolução profissional por trás do mercado de games – e mais especificamente, o de esportes eletrônicos”, comenta Barbara. “As pessoas conhecem os jogadores, mas os câmeras, casters, psicólogos e nutricionistas de equipes têm um peso equivalente no desenvolvimento deste cenário competitivo”.

“Queremos mostrar novas aberturas e possibilidades para pessoas que gostariam de entrar neste meio, mas ainda não sabem como fazê-lo. Isso, é claro, além de extinguir os estereótipos relacionados aos profissionais do mercado de games: este meio cresceu, virou profissão e mostramos como é possível, sim, se especializar e viver de esports”, finaliza a editora chefe do portal.

A expertise da equipe do Versus neste tipo de produção já é comprovada por sua experiência anterior: em julho, o site lançou o documentário “LGBTIQIA+: esports de Todas as Cores”, que abordou a participação do público LGBT+ dentro do cenário competitivo eletrônico e contou também com a ajuda do Hypeness, outro vertical do grupo Webedia no Brasil, em sua divulgação.

“O crescimento do investimento nos esports só colaborou para a profissionalização do cenário”, diz um dos produtores Ênio Miki. “Por exemplo, até alguns anos atrás, poucas gaming houses possuíam uma estrutura organizacional de fato, mas hoje casos do tipo são exceção. Além disso, com a disseminação e ampliação dos campeonatos no país, diversas vagas foram abertas dentro de broadcasting, clubes, assessoria, planejamento, produção etc. As próprias redações, inclusive, foram abertas com o desenvolvimento dos esports no Brasil”.

Segundo dados do Instituto Newzoo, a receita de esports na América Latina ultrapassará US$ 30 milhões em 2019¹, ao passo que a receita nacional de games deve chegar a US$ 1,6 bilhões também neste ano no continente². Devido a números cada vez maiores do setor, diversas profissões foram criadas ou adaptadas para atuarem no setor, de forma a oferecer maior qualidade aos integrantes e empresas deste mercado.“Uma profissão que foi criada por causa dos esports, por exemplo, é a do spec – o cameraman dentro do jogo. Ele é responsável por programar as cameras in-game que vão captar toda a ação da partida”, explica Bárbara.

A websérie poderá ser encontrada nos principais canais de transmissão do portal Versus, como YouTube, Facebook, Twitter e Instagram a partir do dia 21 de setembro, com o primeiro episódio sobre Casters – comentaristas, narradores e apresentadores dos esports.

¹The eSports Business in Americas

² Newzoo Global Games Market Report 2019

Ficha Técnica: A Cultura dos Esports

Direção: Versus

Produção: Enio Miki e Jéssica Marques

Curadoria: Barbara Gutierrez

Repórteres: Helena Nogueira e Matheus de Lucca

Captação: Bruno Silva e Lívia Badin

Edição e pós-produção: Caleb Figueredo, Mariana Martins e Raphael Freitas

Fotografia: Yuri Andreoli

Arte: Netto Gutierrez

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments