Em tempos de novas eleições para prefeitos em todas as cidades do país, nada melhor que se colocar na pele do administrador municipal e avaliar o quão melhor seria a sua performance nas contas públicas. Essa é a proposta do 'jogo' Ôlio, no site Meu Município.
Trata-se, na verdade não de um game, mas de uma página interativa, que permite escolher entre inúmeras cidades brasileiras para definir os percentuais da verba municipal em áreas básicas como educação, saúde, cultura e urbanismo, entre outros quesitos.
A sacada do sistema é a comparação entre sua aplicação dos recursos e a gestão da atual administração da cidade escolhida, o que dá um indicativo da dificuldade em administrar com sabedoria os valores disponíveis. Os indicadores do jogo demonstram quantas pessoas serão diretamente beneficiadas com cada investimento.
Não é difícil perceber que, para atender de forma minimamente satisfatória a todas as demandas da cidade, o administrador pode facilmente estourar o orçamento, um problema comum em metrópoles com problemas crônicos como as grandes capitais do país.
A produção é creditada a Mariana Prado Miranda, Rafael Oliveira, Samanta Lopes e Vanessa Rodrigues, do grupo Agente Político, e foi desenvolvida a partir da solução vencedora da primeira edição do Hack Meu Município, realizado em julho passado.
A brincadeira diverte e instrui de forma criativa e pode servir de base para os debates políticos. Para jogar acesso o site através desse link.
Televisão
Entenda os detalhes
Perdeu dinheiro a beça e bateu o desespero
Jogo gigante da China foi reconhecido
Não oscilou muito; está alto