Ator Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator no Festival Internacional de Cinema de Chicago, que encerrou sua 61ª edição em 24 de outubro. O brasileiro foi reconhecido por sua atuação em “O agente secreto”, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho, que vem sendo exibido em diversos festivais internacionais.
E é cotado para representar o Brasil no Oscar 2026.
No anúncio oficial, o júri destacou o domínio e a entrega de Moura em cena. “Ao longo de sua performance, Wagner atua como um veículo, permitindo-nos viajar em seu lugar como espectadores. Sua presença é fresca, empática, frequentemente hipnótica e nunca exagerada”, afirmou o comunicado.
O júri ainda elogiou a capacidade do ator de “personificar um personagem em todas as suas nuances e ao longo de todo o arco narrativo”.
O festival contou com 43 filmes em competição, e o prêmio principal de melhor filme foi concedido ao drama espanhol “Sirât”, de Oliver Laxe, apontado como um dos favoritos ao Oscar de melhor filme internacional. A produção “O som da queda”, de Mascha Schilinski, também teve destaque ao vencer nas categorias de melhor direção e melhor som.
Com a vitória, Wagner Moura consolida sua presença no circuito internacional e amplia a trajetória de “O agente secreto”, exibido recentemente em Nova York ao lado do cineasta Spike Lee. O reconhecimento em Chicago fortalece as chances do filme brasileiro nas próximas premiações da temporada.

Com informações do DCM.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
