Desenvolvedora “rebelde” salvou Fallout 1 e 2 da “extinção” - Drops de Jogos

Desenvolvedora “rebelde” salvou Fallout 1 e 2 da “extinção”

Rebecca Heineman se recusou a cumprir ordens da Interplay para destruir tudo

Fallout 2. Foto: Divulgação

Fallout 2. Foto: Divulgação

Desde a semana passada, a comunidade de preservacionistas e amantes de jogos estava em prantos ao descobrir que todo o código fonte dos dois primeiros jogos da franquia Fallout foram perdidos para sempre. Mas, nesta segunda (05), descobrimos que não é bem assim: uma desenvolvedora “rebelde” desafiou ordens e mantém até hoje uma cópia dos códigos-fontes de ambos os jogos.

Essa história começou na semana passada, quando Tim Cain, criador da franquia Fallout, contou em uma entrevista para a Rock Paper Shotgun que ele tinha sido forçado a deletar os códigos fontes dos dois primeiros jogos da série.

Ele explicou que, quando saiu da Interplay em 1998, ele recebeu uma ordem de seus antigos chefes para deletar de seus arquivos pessoais qualquer código-fonte e outros produtos que ele desenvolveu em seus anos na empresa. A ameaça era de que, se ele não fizesse isso, seria processado.

Na mesma entrevista ele ainda comenta sobre um momento que achou ser uma “pegadinha”: quando, alguns anos depois, ele foi contatado pelos chefões da Interplay, que queriam saber se ele tinha uma cópia do código-fonte dos Fallout originais. Primeiro ele achou se tratar de uma armadilha para tentá-lo “pegar no flagra”, mas no fim era uma pergunta genuína.

Isto porque a Interplay havia perdido o código do jogo de seus arquivos, e estava contatando ele na esperança de que, por ser o criador do jogo, ele ainda pudesse ter uma cópia. Mas ele já tinha deletado qualquer cópia que ele possuía a pedido da própria empresa, e acreditava que a política de “destruição total” que a Interplay exigia de seus ex-funcionários significava que este código estaria perdido para sempre.

Fallout foi salvo por alguém que se recusou a obedecer

Mas sempre há uma alma rebelde que se recusa a fazer algo apenas porque alguém mandou. E, no caso dos Fallout originais, esta pessoa foi a game designer Rebecca Heineman.

Conforme reportagem publicada hoje (05) pela Videogamer, a fundadora da Interplay ainda possui o código fonte original de ambos os jogos armazenado em um disco blue ray.

Uma das fundadoras da Interplay, Rebecca confirmou que a empresa tinha mesmo essa política de “terra arrasada” com ex-funcionários. O motivo seria um receio de que esses códigos fossem reaproveitados por essas pessoas nas próximas empresas que elas trabalhariam.

Mas porque ela se recusou a cumprir a ordem de deletar tudo? Porque, segundo a própria desenvolvedora, isso era uma ameaça vazia. Ele afirma que a empresa não tinha nenhuma justificação legal para realmente processar as pessoas, e que a ameaça era só uma forma de tentar “assustar” os ex-funcionários.

Ela também afirmou que começou a coletar e preservar tudo o que podia da empresa quando trabalhou na Interplay’s 10 Year Anthology: Classic Collection, uma seleção de clássicos da empresa lançada em 1993. Foi neste trabalho que ela percebeu o quanto a Interplay não se esforçava nem um pouco para preservar seus produtos, e começou a catalogar e tirar fotos de todos os códigos possíveis antes de sair de deixar a empresa em 1995. E, quando ela trabalhou na MacPlay, ela aproveitou para fazer o mesmo com todos os jogos que eram portados para o computador da Apple – o que incluiu os códigos-fonte dos dois primeiros Fallout.

Assim, ela afirma que ainda que as anotações de Tim Cain e toda a documentação do processo de desenvolvimento de Fallout e Fallout 2 tenha se perdido para sempre, ela ainda mantém guardado todo o código-fonte de ambos os jogos nos seus arquivos.

Mas isso não quer dizer que ela pode simplesmente disponibilizar eles online: mesmo que eles sejam códigos antiquados e que dificilmente poderão ser aproveitados para qualquer fim que não seja preservação e estudo, ela precisa do consentimento da Bethesda para publicar este material. Isto acontece porque eles não são ainda um abandonware, mais continuam sendo vendidos pela Bethesda em lojas virtuais como GOG.

Mesmo que a atual dona de Fallout nunca libere que o código-fonte dos jogos originais fique aberto ao público, pelo menos é um alívio saber que eles ainda estão preservados e não é mais uma parte da história dos videogames que foi perdida para sempre.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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