Dev afirma que MMO de Halo foi cancelado pra dar bônus pra CEO - Drops de Jogos

Dev afirma que MMO de Halo foi cancelado pra dar bônus pra CEO

Halo Infinite tem modo multiplayer free to play. Foto: Divulgação/Twitter

Sandy Petersen, game designer famoso por criar o RPG de mesa de Call of Cthulhu e no desenvolvimento da franquia Age of Empires resolveu falar de forma aberta sobre um ponto “polêmico” da carreira dele: o cancelamento de um MMO de Halo e o fechamento da Ensemble Studios pela Microsoft.

Em um longo fio no site X, Petersen conta sua versão dos eventos envolvendo o fechamento da Ensemble em 2008. Ele confirma que estava mesmo trabalhando em um MMO de Halo (algo que já existiam rumores sobre desde 2005), e ele era o responsável pela criação do universo do jogo (história dos planetas, espécies alienígenas e etc).

O jogo se passaria muito antes dos eventos dos jogos Haloe os jogadores poderiam criar personagens da raça Forerunner (os precursores que construíram algumas das maiores estruturas da galáxia, como os próprios “halos” que dão o nome à franquia) ou dos Covenant (uma aliança militar alienígena que serve como principal inimigo nos jogos da franquia).

O projeto era ambicioso, recebendo um investimento massivo de US$90 milhões e as expectativas mais baixas da Microsoft era de que ele retornasse cerca de US$1,1 bilhão em receitas. Mas de acordo com Petersen, esse projeto ambiciosa foi barrado pela ambição de uma pessoa: Don Mattrick.

Mattrick havia sido promovido para chefe da divisão Xbox em 2007, e foi ali que começou o problema. Segundo Petersen, Mattrick percebeu que o bônus milionário que ele teria direito a receber como parte de seu contrato estava atrelado à receita da Microsoft nos próximos três anos. E, se não houvesse atrasos, a Ensemble entregaria o MMO de Halo em três anos e meio – ou seja, fora do período de bônus da nova chefia.

Por isso que Petersen acusa Mattrick de cancelar o jogo e fechar o estúdio por causa do bônus. Como o MMO de Halo seria lançado fora do período do bônus, qualquer retorno do jogo não contaria nele. Mas, ao fechar o estúdio, todo o dinheiro que seria investido no estúdio pelos próximos três anos voltou para os cofres da Microsoft, contando como um aumento de receitas que interferiria diretamente no tamanho do bônus de Mattrick.

Claro, Petersen não oferece nenhuma prova material de que esse foi mesmo o motivo para a decisão de cancelar o jogo e fechar o estúdio, sendo mais uma interpretação pessoal dele sobre o porquê a Microsoft cancelou um jogo que acreditava tanto que seria um sucesso que ofereceu um dos maiores investimentos da época para o desenvolvimento de um videogame. Mas reportagens da época do fechamento do estúdio indicavam que o principal motivo para a decisão foram “políticos”, então a interpretação de Petersen não está totalmente fora da realidade.

Lembrando que, enquanto chefe da Xbox, Mattrick ficou conhecido por algumas das piores decisões da empresa nas últimas duas décadas, incluindo um investimento massivo no Kinect como o futuro da empresa, um redesign da tela inicial do Xbox que não agradou ninguém, e o lançamento do Xbox One – que hoje é considerado uma das piores campanhas de lançamento da história dos videogames.

Veja nossa campanha de financiamento coletivo, nosso crowdfunding.

Conheça os canais do Drops de Jogos no YouTube, no Facebook, na Twitch, no TikTok e no Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments