Mulher segura notas de dólar — Foto: Karolina Grabowska/Pexels/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Dólar inicia a sessão desta quarta (12) em queda. Por volta das 9h05, a moeda americana recuava 0,05%, sendo negociada a R$ 5,2700. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abre às 10h. Os mercados iniciam o dia acompanhando eventos que podem influenciar decisões e expectativas.
No exterior, a possível solução para a paralisação do governo americano domina as atenções, enquanto, no Brasil, indicadores econômicos e declarações do Banco Central entram no radar.
Nos Estados Unidos, a Câmara deve votar hoje um acordo para retomar o financiamento das agências federais até janeiro de 2026. O presidente Donald Trump já sinalizou que sancionará o texto assim que for aprovado, o que pode encerrar o shutdown após 43 dias.
No Brasil, o destaque da manhã é a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços pelo IBGE, às 9h. O desempenho do setor é considerado um termômetro importante para o PIB e pode influenciar as projeções sobre os próximos passos do Banco Central, num momento em que parte do mercado revisa as projeções de juros.
Investidores também acompanham declarações do Banco Central. Às 10h, o presidente Gabriel Galípolo e diretores participam de coletiva, e à tarde Galípolo estará em evento da Bradesco Asset. Comentários sobre o início de um possível ciclo de cortes na taxa básica podem trazer volatilidade aos mercados.
Mulher segura notas de dólar — Foto: Karolina Grabowska/Pexels/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
A pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje deve ter impacto limitado nos ativos. O levantamento confirma sinais já antecipados pelo mercado sobre uma interrupção na tendência de melhora da aprovação do governo Lula, apontada por sondagens recentes.
Com informações do G1.
Videoensaio e ciência
Jogo indie brasileiro