Dólar opera em queda de 0,11% nesta terça (2), cotado a US$ 5,0170 por volta das 10h25. No mesmo horário, o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subia 0,54%, a 173.133 pontos. Os investidores repercutem a proposta dos Estados Unidos de impor uma tarifa adicional de 25% sobre uma série de produtos brasileiros.
Tarifa com base na Seção 301 da lei de comércio americana.
Na segunda-feira, os EUA anunciaram a conclusão de uma investigação comercial contra o Brasil e afirmaram que o país adota práticas prejudiciais ao comércio americano. Como resposta, o governo americano propôs a aplicação da nova tarifa sobre a maior parte das mercadorias brasileiras.
A medida, porém, ainda não entrou em vigor. A expectativa é que a definição sobre a adoção das sanções ocorra até meados do próximo mês.
Alguns produtos importantes para as exportações brasileiras, como café, frutas, carnes, aeronaves, fertilizantes, produtos farmacêuticos e terras raras, ficariam isentos da tarifa.

Bandeira do Brasil. Foto: Wikimedia Commons
O mercado também segue atento ao andamento das negociações entre EUA e Irã. Os dois países trocaram uma série de ataques nesta segunda-feira, em mais um revés para os esforços de cessar-fogo e em meio ao impasse nas negociações por uma solução diplomática para o conflito.
Com informações do G1.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

